Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Empresas listadas na “nova terceira bolsa” da China aceleram impulso de inovação

(240207) -- BEIJING, Feb. 7, 2024 (Xinhua) -- Researchers adjust a humanoid robot at an AI laboratory on Jan. 31, 2024. "Q Family" humanoid robots developed by the research team of the Institute of Automation, Chinese Academy of Sciences, recently made their public debut in Beijing. Led by Qiao Hong, an academician of Chinese Academy of Sciences and director of the state key laboratory of multimodal artificial intelligence systems, the research team built a "big factory" for the design and assembly of the humanoid robots. Several prototypes of "Q Family" humanoid robots have obtained preliminary technical verification. (Xinhua/Jin Liwang)

Beijing – As empresas listadas na “nova terceira bolsa” da China, uma plataforma de financiamento para pequenas e médias empresas (PMEs), aceleraram seu impulso de inovação, com mais empresas atualizadas para a camada de inovação da bolsa.

   O Sistema Nacional de Transação e Cotação de Valores da China (NEEQ, em inglês), também conhecido como a “nova terceira bolsa”, informa que 226 empresas se transferiram para a camada nesta segunda-feira, aumentando o ímpeto de inovação das PMEs.

   A camada de inovação do NEEQ se concentra em empresas de inovação de tecnologia científica e tem limites especiais para lucros, receita e capitalização. As empresas da camada são consideradas reservas para a Bolsa de Valores de Beijing.

   Mais da metade das 226 empresas relataram lucros líquidos de mais de 30 milhões de yuans (US$ 4,22 milhões), 73 empresas são identificadas como PMEs inovadoras nacionais e três estão envolvidas em indústrias de alta tecnologia, como testes genéticos e pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.

   Esse novo lote de empresas apresenta características como alta lucratividade e alto crescimento, segundo o NEEQ.

   O lucro operacional médio e o lucro líquido médio dessas empresas em 2023 foram de 407 milhões de yuans e de 40,18 milhões de yuans, respectivamente, 54,17% e 300,21% acima da leitura para toda a bolsa.

   O NEEQ olha para essas empresas para ajudar a melhorar ainda mais a qualidade da camada de inovação, que atualmente possui mais de 2.000 empresas, e prometeu maior apoio para o desenvolvimento das PMEs no mercado de capitais.

   Lançado em 2013, o NEEQ oferece às PMEs um canal de financiamento com baixos custos e procedimentos de listagem simples. Em 2023, as empresas da bolsa arrecadaram 18,02 bilhões de yuans principalmente para repor a liquidez e pagar empréstimos.

Sair da versão mobile