Beijing – A China tem trabalhado para reforçar seus serviços de saúde pública em vários níveis, com o objetivo de melhorar o bem-estar de sua população, disse nesta terça-feira um alto funcionário da Comissão Nacional de Saúde (CNS).
Em uma coletiva de imprensa realizada em Beijing, o funcionário da CNS, Zhu Hongbiao, destacou os esforços da China para canalizar recursos médicos, incluindo pessoal, tecnologia, serviços e gestão, para instituições de saúde de nível comunitário, garantindo que o público tenha acesso a serviços médicos de qualidade em suas portas.
Atualmente, mais de 70% das instituições médicas ao nível de base atenderam aos padrões básicos ou recomendados em termos de capacidades de serviço, disse Zhu.
Zhu também mencionou as medidas que foram tomadas para construir uma força de trabalho capaz para instituições de saúde de nível comunitário. Tais medidas incluem programas que fornecem educação médica gratuita para estudantes rurais que se comprometem a servir suas áreas locais, bem como subsídios para aqueles que trabalham em clínicas de aldeias.
Além disso, Zhu enfatizou os esforços para melhorar os serviços das instituições médicas de níveis municipal e distrital, como o estabelecimento de parcerias entre os hospitais de primeira linha da China e os hospitais de nível de distrito para fornecer assistência e apoio.
Em 2023, a proporção de visitas a instituições de saúde de nível comunitário subiu para 52%, demonstrando o crescente apelo de instituições de saúde de base entre o público, disse Zhu.