Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chang’e-6 entra em órbita lunar após frenagem próxima à Lua

(240503) -- WENCHANG, May 3, 2024 (Xinhua) -- A Long March-5 rocket, carrying the Chang'e-6 spacecraft, blasts off from its launchpad at the Wenchang Space Launch Site in south China's Hainan Province, May 3, 2024. China on Friday launched the Chang'e-6 spacecraft to collect and return samples from the moon's mysterious far side -- the first endeavor of its kind in the history of human lunar exploration. (China National Space Administration/Handout via Xinhua)

Beijing – A sonda lunar chinesa Chang’e-6 entrou com sucesso em sua órbita circunlunar, informou nesta quarta-feira a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês).

   Às 10h12 (horário de Beijing) de quarta-feira, a Chang’e-6 realizou com sucesso um procedimento de frenagem próxima à Lua antes de entrar na órbita circunlunar, de acordo com a CNSA.

   O procedimento de frenagem perto da Lua é um controle orbital fundamental para a Chang’e-6 durante seu voo. A frenagem faz com que sua velocidade relativa seja menor do que a velocidade de escape lunar, para que possa ser capturada pela gravidade da Lua e voar ao redor desta.

   Com o apoio do satélite de retransmissão Queqiao-2, a Chang’e-6 ajustará mais tarde a altitude e a inclinação da órbita ao redor da Lua e escolherá um momento adequado para realizar a separação da combinação orbitador-retornador e da combinação pousador-ascensor.

   Em seguida, a combinação pousador-ascensor realizará um pouso suave na Bacia do Polo Sul-Aitken para realizar a missão de amostragem e retorno no lado oculto da Lua, conforme planejado.

Sair da versão mobile