Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Sinergia movida a energia solar: usina solar de Samarkand reforça os laços verdes entre China e Uzbequistão

Em novembro de 2021, a Dongfang Electric Corporation, sediada em Chengdu, venceu a licitação para o projeto fotovoltaico de Samarkand, que cobre uma área de cerca de 438 hectares e compreende mais de 450.000 painéis fotovoltaicos.

Samarkand – Em Kattakurgan, a cerca de 50 km a noroeste de Samarkand, um polo movimentado e a segunda maior cidade do Uzbequistão, encontra-se um oceano de painéis solares, lançando ondas de brilho deslumbrante sob o sol da Ásia Central.

A usina solar fotovoltaica de Samarkand, de 220 MWac, construída pela Dongfang Electric Corporation (DEC), sediada em Chengdu, recebeu o público pela primeira vez na segunda-feira, após sua instalação em abril.

No evento de abertura das portas, o vice-ministro de energia do Uzbequistão, Umid Mamadaminov, disse que o projeto é “um dos primeiros projetos de energia renovável em grande escala no Uzbequistão”. Ele acrescentou que o projeto é importante para fortalecer os laços entre o Uzbequistão e a China, expandir a cooperação bilateral e mostrar o compromisso e a experiência da China com o desenvolvimento verde.

A DEC adere à sua missão de “Moldar o futuro com energia verde” e trabalha com todas as partes interessadas para compartilhar os resultados do desenvolvimento e criar um futuro melhor, disse Yuan Minggang, da alta gerência da DEC.

Sherzod Mukhammadiyev, um engenheiro de 26 anos que está trabalhando no projeto desde agosto de 2023, é responsável pelo suporte técnico da construção no local.

“Acho que nossos colegas chineses são entusiasmados e cheios de energia, e adquiri muitas habilidades trabalhando com eles. Aprecio as oportunidades de emprego para jovens que o projeto oferece. Tenho orgulho de participar dele e contribuir para a construção de minha cidade natal”, disse ele.

Shakhnoza Mirzaeva, de 36 anos, mãe de dois gêmeos, que é gerente de recursos humanos do projeto e também supervisiona as relações externas, disse que estava feliz com as mudanças em sua vida provocadas pelo projeto.

Foto tirada em 29 de abril de 2024 mostra a usina solar fotovoltaica construída pela Dongfang Electric Corporation da China em Samarkand, Uzbequistão. (Dongfang Electric Corporation/Divulgação via Xinhua)

“Eu me apaixonei por esse projeto muito rapidamente. Pela primeira vez em minha vida, trabalhei com colegas chineses. Fiquei profundamente impressionado com sua abertura, simpatia e profissionalismo em seu trabalho. Acho que os chineses são muito responsáveis”, disse ela.

“Nosso projeto cumpre ativamente suas obrigações sociais doando livros para escolas locais e consertando instalações esportivas, como quadras de basquete, campos de futebol e academias de ginástica”, acrescentou Mirzaeva.

A Esquina de Livros da Rota da Seda também foi inaugurada no evento. Ela inclui mais de 150 livros sobre o desenvolvimento econômico e social, história e cultura, literatura e arte, e ciência e tecnologia da China, que foram doados pela DEC para fortalecer os laços culturais e a compreensão mútua entre os dois povos.

Em novembro de 2021, a DEC venceu a licitação para o projeto fotovoltaico de Samarkand, que cobre uma área de cerca de 438 hectares e compreende mais de 450.000 painéis fotovoltaicos.

“Uma vez concluído, o projeto terá um impacto significativamente positivo na estrutura de energia local, bem como no desenvolvimento socioeconômico”, disse Yuan.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo