Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, deu instruções importantes sobre o trabalho de resgate e alívio de desastre após o desmoronamento fatal de uma autoestrada na Província de Guangdong, no sul da China.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, atribuiu grande importância ao desastre, instruindo que todos os esforços sejam realizados para o resgate no local, tratamento dos feridos e para lidar adequadamente com as consequências.
Por volta das 2h10 de 1º de maio, ocorreu um deslizamento de terra no trecho Chayang da autoestrada Meizhou-Dabu na cidade de Meizhou, Província de Guangdong. Até às 6h de 2 de maio, o desastre deixou 36 mortes e 30 feridos.
Devem ser feitos esforços para reparar as estradas danificadas e restaurar a ordem de trânsito o mais rapidamente possível, disse Xi, acrescentando que todas as regiões e departamentos relevantes devem manter a consciência de pensar nas piores situações possíveis, consolidar as responsabilidades de trabalho, reforçar o monitoramento e o alerta precoce, melhorar os planos de emergência, investigar e lidar prontamente com riscos potenciais em áreas e setores importantes e garantir a segurança da vida e da propriedade da população e a estabilidade social geral.
Li Qiang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e primeiro-ministro do Conselho de Estado, deu instruções para não poupar esforços no resgate dos feridos, realizar trabalhos seguintes, fazer todo o possível para procurar e resgatar pessoas presas e proteger estritamente contra riscos secundários.
Li enfatizou que o atual feriado do 1º de Maio é a temporada de turismo, acompanhado por chuvas generalizadas em algumas áreas, exigindo todos os esforços para prevenir acidentes e desastres.
O Ministério da Gestão de Emergências, o Ministério do Transporte e outros departamentos relevantes enviaram grupos de trabalho ao local para orientar os esforços de resgate.