Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

PMI de manufatura da China cai em abril

(240429) -- QIQIHAR, April 29, 2024 (Xinhua) -- Staff members work at a workshop of China First Heavy Industries (CFHI) in Qiqihar, northeast China's Heilongjiang Province, April 28, 2024. As a leading enterprise in equipment manufacturing in China, CFHI has made efforts to adopt green technologies, integrate the new energy equipment manufacturing into its main business, and form the complete industrial chain synchronously, improving manufacturing capability of wind turbines in Qiqihar and surrounding areas. (Xinhua/Xie Jianfei)

Beijing – Dados oficiais mostraram nesta terça-feira que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro da China foi de 50,4 em abril, ante 50,8 no mês passado.

   Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.

   A leitura do PMI de manufatura manteve a expansão por dois meses consecutivos, indicando a recuperação contínua do setor, disse Zhao Qinghe, estatístico sênior do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

   Zhao disse que a produção empresarial se acelerou e o índice de produção subiu 0,7 ponto, para 52,9, o maior desde abril de 2023.

   A demanda do mercado continuou a se expandir, disse Zhao, citando que o índice de novos pedidos ficou em 51,1.

   Ele disse que empresas de diferentes escalas viram seu PMI acima da linha de expansão-contração neste mês, com as leituras para grandes, médias e pequenas empresas em 50,3, 50,7 e 50,3, respectivamente.

   Zhao também destacou que os novos motores econômicos mantiveram a expansão acelerada. Em abril, as leituras para fabricação de equipamentos e fabricação de alta tecnologia ficaram em 51,3 e 53, respectivamente.

   O sentimento do mercado no setor manufatureiro permaneceu estável, com a subleitura das expectativas de negócios em 55,2, de acordo com o NBS.

Sair da versão mobile