Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China se compromete a apoiar o desenvolvimento do Zimbábue impulsionado pela inovação

Bulawayo, Zimbábue – O embaixador da China no Zimbábue, Zhou Ding, disse na quarta-feira que a China se compromete em apoiar o desenvolvimento do Zimbábue impulsionado pela inovação.

“Como a maior fonte de investimento do Zimbábue, a China desempenha um papel fundamental na promoção do progresso econômico e social do Zimbábue, o que estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento do Zimbábue impulsionado pela inovação”, disse Zhou na Conferência Internacional de Negócios da Feira Internacional de Comércio do Zimbábue (ZITF, em inglês).

A conferência foi realizada à margem da 64ª ZITF, sob o lema “Inovação: o catalisador da industrialização e do comércio”.

Expositores de mais de 25 países, incluindo mais de 30 expositores da China, estão participando da exposição de cinco dias, que teve início na terça-feira na segunda maior cidade do Zimbábue, Bulawayo, .

Zhou disse que a China financiou e construiu vários projetos importantes de infraestrutura no Zimbábue nos últimos anos, acrescentando que os investimentos chineses fortaleceram o setor manufatureiro do país.

“Centenas de empresas chinesas estão operando no Zimbábue, gerando uma enorme renda cambial, receita tributária e centenas de milhares de oportunidades de emprego para o Zimbábue”, disse Zhou.

Zhou disse que o governo chinês valoriza muito a inovação científica e tecnológica e a vê como a principal força produtiva, acrescentando que a China criou um ecossistema de inovação sólido e estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento impulsionada pela inovação.

Ao mesmo tempo em que fortalece sua capacidade de inovação científica e tecnológica, a China tem ajudado o Zimbábue a desenvolver sua capacidade de inovação, disse Zhou.

“Todos os anos, a China convida centenas de funcionários do governo, profissionais de várias áreas e líderes empresariais do Zimbábue para participar de programas de capacitação”, disse ele.

A China também está comprometida em promover o desenvolvimento impulsionado pela inovação e a prosperidade comum para todo o mundo, acrescentou.

“Nos últimos anos, a Iniciativa do Cinturão e Rota e a Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pela China melhoraram efetivamente a cooperação internacional e o desenvolvimento impulsionado pela inovação”, observou ele.

O vice-presidente do Zimbábue, Constantino Chiwenga, disse que o desenvolvimento impulsionado pela inovação é o motor que pode impulsionar a economia do Zimbábue.

“À medida que surgem novos processos industriais e tecnologias inovadoras, a transformação do comércio também se desenvolve em escala global. Assim, a inovação nos permite promover relações comerciais mais sólidas e criar novos mercados e oportunidades para as empresas em todos os lugares”, disse Chiwenga.

Amon Murwira, ministro de Educação Superior e Terciária, Inovação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico, disse que a fonte do crescimento da China ao longo dos anos é a ciência, a tecnologia e a inovação aplicadas a todas as facetas da vida.

“Como o Zimbábue é um parceiro estratégico da China, aprendemos muito com seu caminho, mas também aprendemos muito com suas práticas, porque eles são um dos maiores investidores individuais neste país”, disse Murwira, acrescentando: “É extremamente importante que tenhamos essa relação mutuamente benéfica” entre a China e o Zimbábue.

Sair da versão mobile