Beijing – O casal de pandas gigantes Jin Xi e Zhu Yu deixou a cidade de Chengdu, na Província de Sichuan, sudoeste da China, rumo à Espanha às 11h25 desta segunda-feira, informou a Administração Nacional de Florestas e Pastagens.
Para garantir a saúde e a segurança dos pandas gigantes durante o voo, a Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu preparou gaiolas de transporte personalizadas carregadas com bambu fresco e brotos de bambu. Criadores e veterinários estarão à disposição para monitorar regularmente os pandas gigantes.
Depois de chegar ao Zoo e Aquário de Madri, na Espanha, a equipe chinesa ficará por cerca de três meses para ajudar os pandas durante o período de quarentena, para completar a adaptação ao estresse e o treinamento comportamental, e para ajudá-los a se adaptar ao novo ambiente. Enquanto isso, eles oferecerão orientação técnica e treinamento para a equipe zoológica local.
A China e a Espanha assinaram um acordo em 2007 para melhorar a proteção dos pandas gigantes e promover a cooperação em espécies ameaçadas e biodiversidade. Até o momento, seis filhotes de panda nasceram e foram criados com sucesso graças aos esforços conjuntos.