Beijing – O mais alto legislador da China, Zhao Leji, conversou com Yerlan Koshanov, presidente da Mazhilis, ou Câmara Baixa do Parlamento do Cazaquistão, em Beijing, nesta quinta-feira.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que as relações bilaterais saltaram para uma parceria estratégica abrangente permanente e começaram os próximos “30 anos dourados”.
Zhao disse que a China está pronta para trabalhar com o Cazaquistão para apoiar um ao outro em questões relacionadas aos interesses centrais de ambos, aprofundar a cooperação prática, promover a cooperação de alta qualidade no Cinturão e Rota, continuar a tomar medidas eficazes para facilitar o comércio e melhorar a conectividade.
O legislador apelou a uma cooperação mais forte em turismo, educação, esporte e a nível subnacional, acrescentando que ambas as partes devem continuar a reforçar a parceria no combate às “três forças”, nomeadamente o separatismo, o extremismo e o terrorismo, além do crime organizado transnacional.
Ele também pediu para promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global e salvaguardar o verdadeiro multilateralismo.
A APN da China está disposta a trabalhar com o parlamento cazaque para promover a implementação do consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e aprovar e revisar documentos legais relevantes para fornecer melhor apoio jurídico para a cooperação do Cinturão e Rota, bem como a cooperação em outros campos, disse Zhao.
Koshanov disse que o Cazaquistão apoia os interesses centrais e as principais preocupações da China e apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.
Koshanov também disse que o Cazaquistão está disposto a aprofundar continuamente a cooperação com a China no que diz respeito à Iniciativa Cinturão e Rota, acrescentando que o parlamento cazaque espera fortalecer a cooperação e o intercâmbio de experiências legislativas com a APN da China.