Beijing – No Fórum Zhongguancun 2024 (Fórum ZGC), que foi inaugurado nesta quinta-feira, foram reveladas importantes conquistas científicas e tecnológicas.
As dez conquistas divulgadas na cerimônia de abertura do fórum, realizada em Beijing, concentram-se em diversas áreas, incluindo chip fotoelétrico, inteligência artificial, computação quântica, energia verde e interface cérebro-máquina (ICM).
No fórum, uma demonstração revelou um feito notável: um macaco com as mãos presas e um eletrodo de filamento macio implantado em seu cérebro, pode controlar um braço robótico isolado e agarrar um morango através de seus “pensamentos”.
O sistema NeuCyber Array BMI foi co-desenvolvido pelo Instituto Chinês de Pesquisa do Cérebro (CIBR) de Beijing, e pela NeuCyber NeuroTech (Beijing) Co., Ltd.
De acordo com Luo Minmin, chefe do CIBR de Beijing, o ICM serve como a “rodovia da informação” para o cérebro se comunicar com dispositivos externos, abrindo caminho para tecnologias de ponta para interação homem-máquina e inteligência híbrida homem-máquina.
Luo disse que o desenvolvimento do Sistema NeuCyber Array BMI preenche a lacuna na tecnologia invasiva de ICM de alto desempenho na China,
Um chip de computação inteligente fotoeletrônico totalmente analógico foi lançado por uma equipe de pesquisa liderada por Dai Qionghai, professor da Universidade Tsinghua.
O chip, com alta velocidade e baixo consumo de energia, possui um poder de computação mais de 3.000 vezes maior para deteção visual inteligente de alvos em comparação com os atuais chips comerciais de alto desempenho, marcando um marco na história da computação, de acordo com o fórum.
Com o tema “Inovando para um mundo melhor”, a edição deste ano do fórum de cinco dias compreende cinco seções principais, incluindo reuniões e comércio de tecnologia.
O Fórum ZGC atraiu participantes de mais de 100 países e regiões, com mais da metade dos seus palestrantes vindos do exterior, destacando o compromisso da China com a abertura e a cooperação em inovação.
Localizada no noroeste de Beijing, Zhongguancun abriga mais de 17 mil empresas nacionais de alta tecnologia. É a primeira zona nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia da China e é conhecida como o “Vale do Silício da China”.