Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China tem base sólida para uma economia estável e em ascensão em 2024

Beijing – Há uma base sólida para uma economia chinesa estável e em melhoria ao longo do ano de 2024, disse uma autoridade do mais alto órgão de planejamento econômico do país.

   “Com a implementação de uma série de importantes políticas e iniciativas de reforma, continuaremos a fortalecer a economia real, promover o consumo, expandir o investimento e estabilizar o comércio exterior”, disse Li Hui, funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

   Durante uma mesa redonda sobre o desempenho econômico da China no primeiro trimestre (1T), Li citou condições favoráveis nos próximos três trimestres, incluindo oportunidades para a modernização industrial provocada pelo desenvolvimento de forças produtivas de nova qualidade e maior aprofundamento da reforma e abertura.

   Li também disse que as políticas e os preparativos seriam colocados em prática para lidar com os riscos e desafios nacionais e internacionais.

   No primeiro trimestre, de uma perspectiva macro, a operação econômica geral continuou a mostrar uma tendência de recuperação e melhoria, assinalou Li, observando que no primeiro trimestre o desenvolvimento econômico e social teve um início estável.

   O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 5,3% em termos anuais, para 29,63 trilhões de yuans (US$ 4,17 trilhões) nos primeiros três meses de 2024, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas.

   O ritmo acelerou ante um crescimento geral de 5,2% do PIB registrado em 2023 e um crescimento de 5,2% no quarto trimestre do ano passado.

   ENFRENTAR DESAFIOS

   A China tem como meta um crescimento econômico de cerca de 5% para 2024, meta esta que as autoridades e os especialistas acreditam estar bem ao alcance, considerando os sólidos fundamentos econômicos do país e a combinação de políticas macroeconômicas de apoio.

   Desafios permanecem para a segunda maior economia do mundo. Liu Sushe, vice-diretor da CNDR, expressou otimismo com relação aos fatores positivos crescentes nas operações atuais da economia chinesa. Entretanto, Liu também reconheceu os desafios significativos apresentados pelo ambiente externo complexo, severo e incerto.

   “Embora haja um aumento contínuo de fatores positivos, a demanda interna efetiva é insuficiente e as expectativas sociais são fracas”, disse Liu, acrescentando que a economia ainda enfrenta riscos e desafios.

   Em resposta a esses desafios, a CNDR tem um plano claro. Yuan Da, vice-secretário-geral da comissão, declarou que, no segundo trimestre, o foco será em três áreas críticas, incluindo ações para atrair e utilizar de forma mais eficaz o investimento estrangeiro.

   A implementação de atualizações de equipamentos e a troca de bens de consumo serão aceleradas, enquanto a autossuficiência em tecnologia de alto nível será aprimorada, disse Yuan.

   Goldman Sachs e Citigroup divulgaram recentemente relatórios indicando que a economia da China começou o ano de 2024 com uma nota positiva. Eles preveem que a meta de crescimento do PIB do governo chinês de cerca de 5% pode ser alcançada e aumentaram suas previsões para o crescimento do PIB da China para todo o ano de 2024.

   Yu Xiangrong, economista-chefe do Citigroup China, analisou no relatório de pesquisa que uma nova rodada de políticas destinadas a estabilizar o crescimento está sendo acelerada. Em termos de políticas de apoio, o governo chinês está promovendo em grande escala uma atualização de equipamentos e um programa de troca de bens de consumo.

   Yu afirmou que, além disso, o governo chinês enviou um sinal mais forte de otimização do ambiente de negócios e de avanço na abertura.

   O Goldman Sachs revisou sua previsão para a taxa de crescimento do PIB da China para o ano de 2024 de 4,8% para 5,0%, enquanto o Citigroup fez um ajuste semelhante para cima, de 4,6% para 5,0%.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo