Inaugurada há mais de 500 anos como fundição, a Buzuluk evoluiu para um produtor líder de máquinas para borracha em parceria com a empresa chinesa Dalian Rubber & Plastics Machinery.
Praga – Durante a última década, o trabalhador tcheco Karel Moulis foi testemunha em primeira mão da extraordinária revitalização e sucesso de sua empresa Buzuluk.
Inaugurada há mais de 500 anos como fundição, a Buzuluk evoluiu para um produtor líder de máquinas de borracha, situada na pitoresca cidade de Komarov, no oeste da República Checa.
Moulis disse que a transformação começou com a parceria com a empresa chinesa Dalian Rubber & Plastics Machinery (DXS), principal acionista da Buzuluk após aquisição em 2012.
As partes interessadas chinesas investiram na modernização da infraestrutura da empresa, incluindo a aquisição de novos equipamentos, a renovação de instalações de escritórios, a implementação de um moderno sistema de aquecimento central e a construção de uma nova central fotovoltaica para garantir o fornecimento sustentável de eletricidade, disse Moulis, que trabalha em Buzuluk há 17 anos.
Concordando com Moulis, o líder sindical de Buzuluk, Milan Ernest, observou as melhorias perceptíveis em várias frentes, como condições de trabalho, instalações e salários, desde a mudança de propriedade.
Ernest elogiou a ajuda que a DXS forneceu a Buzuluk durante a pandemia de COVID-19. “Eles forneceram respiradores e protetores faciais de graça. Também ajudaram com alguns contratos para que não demitíssemos funcionários”.
Além disso, para garantir o funcionamento contínuo do Buzuluk, os acionistas chineses optaram por manter a equipe de gestão checa.
Josef Hlad, gerente-geral da Buzuluk, disse que não é incomum que novos acionistas cheguem e reformulem tudo e, no entanto, os acionistas chineses expressaram sua preferência em manter a gestão local, reconhecendo a familiaridade com o ambiente e as circunstâncias locais.
Hlad, que já visitou a China várias vezes, disse à Xinhua que todos os seus homólogos na DXS veem Buzuluk como uma entidade europeia. Levam em consideração os requisitos e pontos de vista das facções chinesa e checa, com um foco distinto na abordagem das preocupações específicas de Buzuluk.
Hlad previu a cooperação contínua com a DXS para expandir a participação no mercado e aumentar o volume de negócios. Os produtos da Buzuluk alcançaram mais de 40 países e regiões, com um crescimento médio anual do volume de negócios de 5 a 10% após a pandemia.
A colaboração com a DXS também teve um impacto positivo na economia e na comunidade local. Hao Hailong, que atua como representante dos acionistas chineses na Buzuluk desde 2014, disse à Xinhua que, juntamente com seu crescimento, a Buzuluk cumpriu proativamente suas responsabilidades sociais, como patrocinar eventos culturais locais ou contribuir com doações para escolas.
Chamando Buzuluk de marca registrada de Komarov, o prefeito Jaroslav Klekner elogiou as contribuições significativas da empresa para sua cidade, citando sua presença de longa data e apoio a eventos culturais.
Ele também agradeceu os investidores chineses pelo investimento contínuo na empresa, o que levou ao desenvolvimento e crescimento contínuos. “Prevemos um futuro brilhante. Estou otimista quanto ao desenvolvimento da cidade e de Buzuluk”.
Além disso, ele confia na resiliência da economia chinesa, dizendo que “a China é um mercado enorme e há muitas oportunidades. Confio na economia chinesa, pois ela cresce ao longo dos anos”.