Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Crescimento constante da economia chinesa traz certeza ao cenário econômico global, diz funcionária sênior de estatísticas

(231103) -- SHANGHAI, Nov. 3, 2023 (Xinhua) -- This aerial panoramic photo taken on Jan. 10, 2023 shows a view of Lujiazui area in the China (Shanghai) Pilot Free Trade Zone in east China's Shanghai. The sixth China International Import Expo (CIIE) is scheduled to take place from Nov. 5 to Nov. 10 in Shanghai. With the sixth CIIE just around the corner, preparations are in full swing. (Xinhua/Fang Zhe)

Beijing – O desempenho econômico da China teve um “bom começo” no primeiro trimestre de 2024, trazendo certeza para o volátil cenário econômico global, disse uma palestrante convidada no quarto episódio da Mesa Redonda Econômica da China, uma plataforma de palestras para toda a mídia hospedada pela agência de notícias, Xinhua.

   O cenário econômico global ainda verá um ano cheio de incertezas, com um ambiente internacional complicado, frequentes conflitos geopolíticos e tendência de alta inflação, pressão da alta dívida, altas taxas de juros e baixo crescimento econômico permanecendo inalterados, observou Wang Guanhua, porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

   Neste cenário, o PIB da China expandiu 5,3% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, em comparação com um crescimento geral de 5,2% registrado no ano passado e acima da meta de crescimento anual de cerca de 5% estabelecida para este ano, mostraram dados do DNE.

   A escala de comércio exterior do país no primeiro trimestre ultrapassou 10 trilhões de yuans (US$ 1,41 trilhão) durante o mesmo período pela primeira vez, expandindo 5% em relação ao ano anterior, com o crescimento sendo um recorde de seis trimestres.

   Ao comentar os dados, Wang disse que o desempenho robusto reflete o fato de que os fundamentos da macroeconomia da China permaneceram sólidos, e a economia cresceu forte com “músculos e ossos” mais robustos por meio de transformações e atualizações.

   “Em escala global, o país manteve uma posição de liderança entre as principais economias do mundo e continuou a servir como um importante motor e estabilizador para a economia global”, acrescentou Wang.

Sair da versão mobile