Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi preside simpósio sobre como impulsionar desenvolvimento da região oeste da China na nova era 

Chongqing – O presidente chinês, Xi Jinping, salientou nesta terça-feira a necessidade de maiores esforços para abrir uma nova etapa no desenvolvimento da região oeste da China, caracterizada por conservação ambiental bem coordenada, maior abertura e desenvolvimento de alta qualidade.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao presidir um simpósio sobre como impulsionar o desenvolvimento da região oeste da China na nova era.

No simpósio, ele pediu ação para escrever um novo capítulo no desenvolvimento da região oeste.

A região oeste da China viu conquistas significativas na conservação e restauração ecoambiental nos últimos cinco anos, mas o desenvolvimento da região ainda enfrenta dificuldades e desafios, apontou Xi.

O desenvolvimento de indústrias que alavanquem os pontos fortes locais deve ser o foco principal, disse ele, acrescentando que são necessários esforços para adotar uma abordagem específica da região no desenvolvimento dos setores emergentes e acelerar a transformação e atualização industriais.

Xi destacou o imperativo de se fortalecer a integração entre a inovação da ciência e tecnologia e a inovação industrial e de se lutar por avanços em um grupo de tecnologias essenciais em campos-chave.

Medidas devem ser tomadas para acelerar a atualização tecnológica das indústrias tradicionais, promover a renovação de equipamentos nos principais setores e aumentar a vantagem competitiva das indústrias tradicionais, observou.

Xi enfatizou a promoção das novas forças produtivas de qualidade conforme as condições locais, a exploração do desenvolvimento de manufatura moderna e indústrias emergentes estratégicas, assim como planejamentos para o desenvolvimento de indústrias do futuro para nutrir novos motores de crescimento para a região.

Ele sublinhou a importância da proteção ecológica de alto nível na sustentação de um desenvolvimento de alta qualidade e o significado de salvaguardar a segurança ecológica nacional.

Esforços vigorosos devem ser feitos para promover a conservação de energia e a redução de carbono nos setores tradicionais, bem como o uso limpo e eficiente de carvão, acrescentou.

Xi enfatizou a importância de estimular o desenvolvimento da região oeste com maior abertura e de expandir tal abertura tanto para dentro do país quanto para o mundo exterior.

Ele considerou imperativo promover a construção do novo corredor terrestre-marítimo no oeste e avançar o desenvolvimento e a abertura das regiões ao longo do corredor para ajudá-las a se integrarem profundamente na Iniciativa Cinturão e Rota.

Mais trabalhos devem ser feitos para otimizar o plano dos parques industriais, zonas de cooperação econômica em áreas de fronteira e zonas de cooperação econômica transfronteiriça, assim como promover o desenvolvimento de alta qualidade das zonas de livre comércio piloto, disse Xi.

Ele disse que é essencial expandir firmemente a abertura institucional e promover um ambiente de negócios orientado ao mercado, baseado na lei e internacionalizado.

Xi enfatizou a necessidade de se coordenar o desenvolvimento e a segurança e de melhorar a capacidade da China de garantir a segurança energética e de outros recursos.

Ele pediu esforços para aumentar a capacidade do programa de transmissão de energia de oeste para leste e para acelerar a formação de bases nacionais de exploração e processamento de recursos minerais.

Ele também pediu a promoção vigorosa da construção do círculo econômico Chengdu-Chongqing.

É necessário promover a nova urbanização e a vitalização rural abrangente de forma coordenada e salvaguardar e melhorar o bem-estar das pessoas no curso do desenvolvimento, enfatizou Xi.

Xi apontou que é necessário forjar um forte senso de comunidade para a nação chinesa e salvaguardar efetivamente a unidade étnica e a estabilidade das fronteiras.

Ele pediu ações para ajudar as áreas fronteiriças a garantirem prosperidade e enriquecimento aos moradores locais na nova era, fortalecerem a construção de infraestrutura e instalações de serviços públicos nas áreas fronteiriças e impulsionarem o turismo fronteiriço e outras indústrias.

Li Qiang, primeiro-ministro, Cai Qi, diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, e Ding Xuexiang, vice-primeiro-ministro, participaram do simpósio. Todos são membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Li disse que o desenvolvimento da região oeste deve ser planejado e promovido durante o processo da modernização chinesa, e medidas direcionadas devem ser tomadas de maneira específica na região e baseada em categorias.

Ele pediu esforços coordenados para neutralizar os riscos da dívida do governo local e garantir um desenvolvimento estável, expandir a abertura tanto dentro do país quanto para o mundo exterior, alinhar o desenvolvimento da região oeste a outras estratégias de desenvolvimento regional e envolver a região oeste na circulação internacional.

Ding exigiu medidas contínuas para prevenir e controlar a poluição em uma abordagem precisa, científica e baseada na lei para melhorar ainda mais a ecologia e o meio ambiente.

Ele também pediu ações para acelerar a transformação verde e de baixo carbono do crescimento econômico, desenvolver novas forças produtivas de qualidade de maneira específica na região e trabalhar ativamente, mas com prudência, para atingir o pico de emissões de dióxido de carbono e alcançar a neutralidade de carbono. 

Sair da versão mobile