Beijing – A China lançou no domingo uma série de atlas geológico da Lua global com uma escala de 1:2,5 milhão, que é o primeiro atlas geológico lunar completo de alta definição do mundo, fornecendo dados básicos de mapas para futuras pesquisas e explorações lunares.
Esse conjunto de atlas geológico, disponível em chinês e inglês, inclui o Atlas Geológico do Globo Lunar e os Quadriláteros do Mapa do Atlas Geológico da Lua, de acordo com o Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês).
“O atlas geológico da Lua é de grande importância para estudar a evolução da Lua, selecionar o local para a futura estação de pesquisa lunar e utilizar os recursos lunares. Ele também pode nos ajudar a entender melhor a Terra e outros planetas do sistema solar, como Marte”, disse Ouyang Ziyuan, que é acadêmico da CAS e um conhecido cientista lunar.
“O mundo testemunhou um progresso significativo no campo da exploração e pesquisa científica lunar nas últimas décadas, o que melhorou muito nossa compreensão da Lua. No entanto, os mapas geológicos lunares publicados durante a era Apollo não foram atualizados por cerca de meio século e ainda estão sendo usados para pesquisa geológica lunar. Com os aprimoramentos dos estudos geológicos lunares, esses mapas antigos não podem mais atender às necessidades de futuras pesquisas científicas e exploração lunar”, disse Liu Jianzhong, pesquisador sênior do Instituto de Geoquímica da CAS.