Pequim – O 14º Festival Internacional de Cinema de Pequim (BJIFF, em inglês) começou na quinta-feira na capital chinesa, recebendo cineastas nacionais e estrangeiros para discutir o desenvolvimento de filmes e promover intercâmbios culturais no setor.
Membros do júri do 14º Prêmio Tiantan do BJIFF deste ano, liderados pelo diretor sérvio Emir Kusturica como presidente do júri, participaram da abertura de abertura.
Ao todo, 1.509 filmes de 118 países e regiões se inscreveram na competição deste ano, e 15 foram selecionados para concorrer ao Prêmio Tiantan.
O Brasil foi convidado de honra do evento deste ano, já que o ano 2024 marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Quatro filmes brasileiros que refletem a diversidade cultural e regional selecionados para o festival.
Durante os nove dias do evento, mais de 250 filmes nacionais e internacionais serão exibidos em 27 teatros em Pequim, e seus vizinhos do município de Tianjin e Província de Hebei.
Lançado em 2011, o festival tem como objetivo contribuir para o intercâmbio entre os participantes do setor global. Tem atraído cada vez mais atenção internacional graças ao crescente mercado cinematográfico da China.