Beijing – A China se opõe firmemente às novas medidas restritivas dos Estados Unidos sobre produtos chineses de aço e alumínio, declarou na quinta-feira o Ministério do Comércio da China.
As novas medidas, que podem triplicar as tarifas sobre esses produtos, são tipicamente ações unilaterais e protecionistas, e as acusações dos EUA contra a China são infundadas, disse um porta-voz da pasta em um comunicado.
Os Estados Unidos estão seguindo o caminho errado, pois ignoraram a ordem e as regras econômicas e comerciais internacionais, politizaram as questões econômicas e comerciais, abusaram do chamado procedimento de revisão tarifária da Seção 301 e exigiram abertamente ajustes tarifários arbitrários sobre produtos chineses, conforme o comunicado.
Segundo o documento, o movimento não ajudará a resolver os problemas enfrentados pelas indústrias domésticas dos EUA, e a ação norte-americana de pressionar outros países a restringir os produtos chineses prejudicará ainda mais a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais.
A China pediu que os Estados Unidos enfrentem seus próprios problemas, parem de aumentar tarifas sobre produtos chineses e cancelem imediatamente as tarifas adicionais sobre a China, observou o ministério, acrescentando que a China tomará todas as medidas necessárias para defender seus direitos e interesses.