Jacarta – A China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com a Indonésia para defender conjuntamente a paz e a estabilidade duramente conquistadas na região, disse nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante sua visita à Indonésia.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações ao se reunir com o presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto.
Estendendo os parabéns pela vitória de Prabowo nas eleições presidenciais, Wang expressou confiança de que o presidente eleito liderará a Indonésia para um futuro mais brilhante.
A decisão de Prabowo de escolher a China para sua primeira visita oficial após ser eleito demonstra seus sentimentos amigáveis em relação ao povo chinês e a alta importância que ele dá às relações China-Indonésia, manifestou Wang.
A China sempre considerou a Indonésia como uma prioridade em sua diplomacia de vizinhança e um parceiro confiável nos assuntos globais, disse o ministro.
A unidade e a cooperação entre a China e a Indonésia melhoram o desenvolvimento global, contribuem com a paz e a estabilidade, e impulsionam o processo da multipolarização global, indicou ele.
A China está comprometida em construir níveis mais altos de confiança mútua estratégica com a Indonésia, promover uma cooperação abrangente, apoiar os esforços de modernização um do outro e elevar sua parceria estratégica abrangente a novos patamares, proferiu Wang.
Observando que a China apoia a Indonésia no desempenho de um papel maior nos assuntos internacionais e regionais, Wang enfatizou que a China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com a Indonésia para defender conjuntamente a paz e a estabilidade duramente conquistadas na região.
Ambos os países promoverão a multipolarização equitativa e ordenada em todo o mundo, liderando o caminho na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, manifestou.
Por sua vez, Prabowo agradeceu ao lado chinês pelos arranjos calorosos e atenciosos para sua visita, que foi curta, mas impressionante e benéfica.
A China é um bom amigo da Indonésia, disse Prabowo, acrescentando que espera impulsionar continuamente a cooperação estratégica bilateral em um nível mais alto e melhorar as relações bilaterais.
Prabowo disse que a China sempre defendeu a justiça nos assuntos internacionais e regionais, fornecendo assistência abnegada aos países em desenvolvimento. O reforço da coordenação entre a Indonésia e a China terá certamente um impacto positivo na estabilidade e prosperidade da região e do mundo em geral.