Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China promove desenvolvimento rápido da indústria espacial comercial, diz CNSA

(231229) -- WENCHANG, Dec. 29, 2023 (Xinhua) -- This aerial photo taken on Dec. 29, 2023 shows the No. 1 launch pad of Hainan commercial spacecraft launch site in Wenchang, south China's Hainan Province. Construction work was completed Friday on the No. 1 launch pad of China's first commercial spacecraft launch site, in the city of Wenchang, on south China's island province of Hainan. The project serves as the dedicated site for China's new-generation medium-sized rocket, Long March 8, according to Yang Tianliang, chairman of Hainan International Commercial Aerospace Launch Co., Ltd. (Xinhua/Guo Cheng)

Beijing – A China continuará promovendo o desenvolvimento saudável e rápido de sua indústria espacial comercial, ao criar um bom ambiente e expandir a escala da indústria, com supervisão e gestão padronizadas, declarou nesta quarta-feira um funcionário de alto escalão da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês).

   A Conferência Central de Trabalho Econômico do ano passado pediu o cultivo de indústrias emergentes estratégicas, como a indústria espacial comercial, e o relatório de trabalho do governo deste ano propôs construir ativamente a indústria espacial comercial como um novo motor de crescimento, ambos mostrando que a indústria espacial comercial da China entrou em um novo estágio, disse Lyu Bo, vice-diretor do Departamento de Engenharia de Sistemas da CNSA, em uma coletiva de imprensa em Beijing.

   Neste momento, nove tipos de veículos de lançamento comercial são disponíveis para serviços de lançamento e várias empresas estão construindo constelações compostas por cerca de 100 satélites, segundo ele, acrescentando que o primeiro local de lançamento comercial do país está em construção.

   A coletiva de imprensa informou sobre o próximo Dia do Espaço da China, que cairá em 24 de abril. Seus principais eventos serão realizados em Wuhan, capital da Província de Hubei, no centro da China.

   Na ocasião, Guo Bin, funcionário do governo provincial de Hubei, observou que o valor total de produção da indústria espacial comercial e indústrias relacionadas na província atingiu 56 bilhões de yuans (US$ 7,74 bilhões) em 2023.

   Há mais de 300 empresas aeroespaciais comerciais e de indústrias relacionadas em Hubei, formando uma cadeia industrial completa que abrange desenvolvimento de foguetes e satélites, apoio de equipamentos terrestres e serviços de operação de satélites, assinalou Guo.

   A tecnologia espacial é amplamente utilizada em recursos naturais, gestão de emergências, proteção ecológica, transporte, agricultura, silvicultura, conservação de água, cidades inteligentes e outros campos. A integração da tecnologia de satélite de comunicação, navegação e sensoriamento remoto com 5G e inteligência artificial tem amplas perspectivas de desenvolvimento, de acordo com Guo.

   O funcionário também explicou o desenvolvimento da indústria espacial comercial na província, como o parque industrial de foguetes comerciais, a linha de produção inteligente flexível para pequenos satélites, a plataforma integrada de dados de satélite para serviços públicos, e o chip de aplicativo de navegação BeiDou de alta precisão.

   Yao Qing, funcionário do governo municipal de Wuhan, disse à imprensa que a Base Nacional da Indústria Aeroespacial de Wuhan visa alcançar o desenvolvimento coordenado de toda a cadeia industrial, concentrando-se em novos veículos de lançamento, plataformas de satélite e cargas úteis, produtos terrestres e terminais, internet de satélite, internet espacial e outros campos.

Sair da versão mobile