Beijing – A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, subiu 6,1% em termos anuais no primeiro trimestre de 2024, mostraram os dados divulgados na terça-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Por categoria, a produção do setor manufatureiro cresceu 6,7%. O setor de manufatura de alta tecnologia registrou um crescimento de 7,5%, aumentando 2,6 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023.
Em março, a produção industrial de valor agregado aumentou 4,5% em termos anuais.
De janeiro a fevereiro, as principais empresas industriais em todo o país obtiveram lucros totais de 914,1 bilhões de yuans (US$ 128,7 bilhões), uma alta anual de 10,2%.
A produção industrial é usada para medir a atividade das empresas que tenham receita anual proveniente de seus principais negócios de pelo menos 20 milhões de yuans
Os dados desta terça-feira também mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu anualmente 5,3% no primeiro trimestre.
O crescimento de 5,3% no PIB no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente por uma recuperação no setor industrial e uma melhoria no setor de serviços, disse o vice-chefe do DNE, Sheng Laiyun.
Sheng atribuiu o crescimento industrial melhor do que o esperado no primeiro trimestre a fatores como o aumento da confiança empresarial impulsionado pela política e as mudanças positivas na demanda interna e externa.
O governo central introduziu políticas em grande escala sobre renovação e reconstrução de equipamentos e substituição de bens de consumo, o que, em certa medida, também aumentou a confiança das empresas, levando algumas delas a planejar a produção com antecedência, disse ele em entrevista coletiva.
A principal indústria de manufatura de alta tecnologia no primeiro trimestre impulsionou a produção industrial de valor agregado em 1,1 ponto percentual, disse ele, destacando o papel do novo impulso de crescimento e novas indústrias.