Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chanceler chinês conversa com homólogo centro-africano

Beijing – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com a ministra das Relações Exteriores da República Centro-Africana, Sylvie Baipo-Temon, em Beijing, nesta segunda-feira, e os dois lados se comprometeram a intensificar a cooperação em vários campos.

Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, observou que a China sempre considera a República Centro-Africana como uma boa amiga e parceira. Ele disse que a China continuará apoiando a República Centro-Africana na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e defenderá o país no Conselho de Segurança da ONU e em ocasiões multilaterais.

A China trabalhará com a República Centro-Africana para aprofundar a confiança mútua estratégica e a cooperação amigável e fará esforços conjuntos para construir uma parceria estratégica, acrescentou Wang.

Ele disse que a China está disposta a aumentar a cooperação com a República Centro-Africana em áreas como construção de infraestrutura, desenvolvimento ecológico, atendimento médico e de saúde, educação e treinamento, assim como segurança e aplicação da lei. A China espera que a República Centro-Africana crie um ambiente seguro para que as empresas chinesas invistam e façam negócios no país.

Baipo-Temon expressou seu apreço pela adesão da China ao princípio de não interferência nos assuntos internos de outros países, dizendo que a República Centro-Africana segue firmemente o princípio de Uma Só China e apoia firmemente a China na proteção de seus interesses fundamentais.

A República Centro-Africana também apoia firmemente as iniciativas globais propostas pela China e está disposta a aumentar a cooperação amistosa com a China em vários campos para obter resultados vantajosos para todos, disse ela, acrescentando que o país participará da próxima reunião do Fórum de Cooperação China-África para promover a construção de uma comunidade África-China com um futuro compartilhado.

Após suas conversas, os dois ministérios das Relações Exteriores emitiram uma declaração conjunta sobre a promoção da implementação das três iniciativas globais.

Sair da versão mobile