Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Angola tem menos recursos cambiais disponíveis, diz ministro de Estado

Luanda – Angola está enfrentando “menos recursos cambiais disponíveis”, informou a Agência Angola Press, citando o ministro de Estado para a Coordenação Econômica, José de Lima Massano, nesta quarta-feira.

Em declarações à imprensa depois de visitar o município de Matala, na província de Huíla, no sul do país, Massano reconheceu que 95% das receitas cambiais de Angola provêm do comércio de petróleo, mas atualmente “há queda”.

“Devido aos compromissos que o país assumiu, com recurso ao financiamento externo, temos momentos em que devemos fazer pagamentos do serviço da dívida, o que coloca pressão a gestão de cambiais”, assinalou.

O responsável pelo setor econômico de Angola revelou que o Tesouro Nacional vai organizar mais uma operação de venda de divisas este mês, ao mesmo tempo que destacou a importância de as condições de mercado promoverem o aumento da produção e dos serviços para aliviar a pressão cambial.

Ele também enfatizou a necessidade de Angola promover a produção local, para que se reduza a importação e se sinta menos necessidade de obtenção de divisas.

De acordo com dados do Banco Nacional de Angola, o banco central, as reservas internacionais do país totalizavam US$ 14,17 bilhões em fevereiro, cobrindo 7,21 meses de importações de bens e serviços. 

Sair da versão mobile