Beijing – O sistema de propulsão a frio do Tiandu-2, um satélite experimental de tecnologia de comunicação e navegação, está funcionando bem, marcando a primeira aplicação em órbita de um tanque de armazenamento impresso em 3D na China, informou a China Aerospace Science and Technology Corporation.
O sistema de propulsão a frio recentemente forneceu controle de atitude orbital de alta precisão para o satélite durante a órbita lunar, marcando a primeira aplicação bem-sucedida do sistema de micropropulsão de ar frio de amônia líquida no campo da exploração do espaço profundo.
O tanque de armazenamento é um componente importante dos sistemas de propulsão do satélite. Como um componente de pressão, requer não apenas alta precisão de formação e nenhum vazamento, mas também um bom desempenho antifadiga, permitindo o enchimento e descarga de combustível repetidos.
A equipe de desenvolvimento da China Aerospace Science and Technology Corporation dominou uma série de tecnologias-chave para conectar os componentes dentro da caixa de armazenamento por meio da impressão 3D, o que encurtou muito o ciclo de desenvolvimento e efetivamente reduziu o custo.
Em 20 de março, a China lançou o novo satélite de retransmissão Queqiao-2 e dois satélites experimentais de tecnologia de comunicação e navegação Tiandu-1 e Tiandu-2.