Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Satélite chinês tem tanque de armazenamento impresso em 3D

(240320) -- WENCHANG, March 20, 2024 (Xinhua) -- A Long March-8 rocket, carrying the relay satellite Queqiao-2 for Earth-Moon communications, blasts off at the Wenchang Space Launch Center in south China's Hainan Province, March 20, 2024. After 24 minutes of flight, the satellite separated from the rocket, and entered the planned Earth-Moon transfer orbit with the perigee at 200 kilometers and the apogee at 420,000 kilometers. The satellite's solar panels and communications antennae were unfolded, according to the China National Space Administration. (Xinhua/Pu Xiaoxu)

Beijing – O sistema de propulsão a frio do Tiandu-2, um satélite experimental de tecnologia de comunicação e navegação, está funcionando bem, marcando a primeira aplicação em órbita de um tanque de armazenamento impresso em 3D na China, informou a China Aerospace Science and Technology Corporation.

   O sistema de propulsão a frio recentemente forneceu controle de atitude orbital de alta precisão para o satélite durante a órbita lunar, marcando a primeira aplicação bem-sucedida do sistema de micropropulsão de ar frio de amônia líquida no campo da exploração do espaço profundo.

   O tanque de armazenamento é um componente importante dos sistemas de propulsão do satélite. Como um componente de pressão, requer não apenas alta precisão de formação e nenhum vazamento, mas também um bom desempenho antifadiga, permitindo o enchimento e descarga de combustível repetidos.

   A equipe de desenvolvimento da China Aerospace Science and Technology Corporation dominou uma série de tecnologias-chave para conectar os componentes dentro da caixa de armazenamento por meio da impressão 3D, o que encurtou muito o ciclo de desenvolvimento e efetivamente reduziu o custo.

   Em 20 de março, a China lançou o novo satélite de retransmissão Queqiao-2 e dois satélites experimentais de tecnologia de comunicação e navegação Tiandu-1 e Tiandu-2.

Sair da versão mobile