Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança campanha para aumentar produção de grãos

(231211) -- BEIJING, Dec. 11, 2023 (Xinhua) -- A farmer loads newly harvested paddy rice seeds in Cengong County of Qiandongnan Miao and Dong Autonomous Prefecture, southwest China's Guizhou Province, Aug. 26, 2023. China's grain output rose 1.3 percent year on year to a record high of 695.41 million tonnes in 2023, data from the National Bureau of Statistics (NBS) showed Monday. This is the ninth consecutive year for China to register a grain harvest of over 650 million tonnes. (Xinhua/Yang Wenbin)

Beijing – A China iniciou uma nova rodada de ação para aumentar significativamente sua produção de grãos nos próximos anos, no mais recente esforço para garantir a segurança alimentar.

De acordo com um plano de ação publicado pelo Conselho de Estado, o país pretende aumentar a capacidade de produção de grãos em mais de 50 milhões de toneladas até 2030. Nesse momento, a área cultivada de grãos totalizará 1,75 bilhão de mu, ou 117 milhões de hectares, e o rendimento de grãos por mu chegará a 420 quilos.

A China viu uma colheita de grãos de mais de 650 milhões de toneladas por nove anos consecutivos, com a participação per capita de grãos em 493 quilos.

No entanto, a oferta e a demanda de grãos ainda são caracterizadas por um “equilíbrio apertado” e a lacuna pode se expandir no futuro, daí é necessário aumentar ainda mais a produção para garantir a segurança alimentar, disse um funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o mais alto planejador econômico do país.

Milho e soja serão os principais contribuintes para o aumento da produção de grãos, disse o plano. Em termos de arroz e trigo, a ênfase está na melhoria da qualidade e na otimização da estrutura. Batatas e outros tipos de grãos e feijões serão promovidos com base nas condições locais.

Grandes projetos, desde a conservação da água até a construção de terras agrícolas de alto padrão e revitalização da indústria de sementes, serão implementados em 720 distritos produtores de grãos cruciais, sob a orientação da CNDR e do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais. 

Sair da versão mobile