Beijing – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, manteve conversações com o ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, em Beijing nesta terça-feira, e ambos os lados expressaram esperança de fortalecer a cooperação prática em vários campos.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, estendeu os parabéns ao presidente Putin por sua reeleição. Wang disse que a China continuará a apoiar o desenvolvimento e a revitalização da Rússia sob a liderança do presidente Putin e apoiará a escolha independente do povo russo pelo caminho do desenvolvimento.
Wang disse que as relações China-Rússia têm sido de valor insubstituível para manter a estabilidade estratégica global. Manter e desenvolver relações sólidas China-Rússia é a escolha natural dos dois grandes países vizinhos e serve os interesses fundamentais dos dois povos.
Wang disse que a China está disposta a trabalhar com a Rússia, de acordo com o consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, para fortalecer a sinergia dos planos de desenvolvimento dos dois países e promover a cooperação prática em vários campos.
Lavrov observou que as relações Rússia-China são baseadas no respeito mútuo, na cooperação igualitária e no diálogo confiável. A Rússia respeita o princípio de Uma Só China e está disposta a trabalhar com a China para manter intercâmbios estreitos de alto nível e aprofundar a cooperação prática em economia, comércio e outros campos.
A Rússia apoia a Iniciativa de Segurança Global e está disposta a aprofundar a cooperação com a China em plataformas multilaterais para promover o estabelecimento de uma ordem internacional mais justa e democrática, acrescentou Lavrov.
As duas partes também trocaram opiniões aprofundadas sobre a questão da Ucrânia, o conflito palestino-israelense, a situação na região da Ásia-Pacífico e outras questões internacionais e regionais de interesse comum.