Beijing – O presidente chinês Xi Jinping se reuniu nesta segunda-feira em Beijing com o presidente da Fundação Mérieux, Alain Mérieux, e sua esposa Chantal.
Xi expressou seu agradecimento pelo apoio de longo prazo do casal e da fundação para o desenvolvimento das relações China-França e da causa da saúde da China.
O mundo está passando por mudanças profundas nunca vistas em um século e entrou em um período de turbulência, disse Xi, observando que a sociedade humana não só precisa lidar com desafios de saúde, como a pandemia da COVID-19, mas também com conflitos geopolíticos, como o conflito palestino-israelense e a crise na Ucrânia.
A China sempre pediu o fim da guerra, defendeu a paz e promoveu esforços para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.
Observando que este ano marca o 60º aniversário das relações diplomáticas entre a China e a França, Xi disse que a amizade entre os dois países tem se tornado cada vez mais forte graças aos esforços de gerações sucessivas.
Xi disse que a China valoriza sua amizade com a França e está disposta a fortalecer ainda mais os intercâmbios e a cooperação de alto nível com a França para levar as relações bilaterais a um nível mais alto.
Ele acrescentou que a China e a França realizaram uma cooperação produtiva na área da saúde e que a Fundação Mérieux é bem-vinda para continuar aprofundando a cooperação com a China.
Mérieux agradeceu a Xi por ter reservado tempo em sua agenda lotada para a reunião, o que reflete plenamente seus sentimentos de amizade para com o povo francês.
Lembrando que seu vínculo com a China começou há 46 anos, Mérieux disse que sempre acompanhou e admirou o progresso da China ao longo dos anos, e a fundação continuará a promover a amizade e a cooperação França-China no setor de saúde.