Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi mantém conversações com o presidente eleito da Indonésia

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, manteve conversações com o presidente eleito da República da Indonésia e presidente-geral do Partido do Movimento da Grande Indonésia, Prabowo Subianto, que está de visita à China, em Beijing, na segunda-feira.

Xi felicitou Prabowo pela vitória nas eleições e lhe pediu que transmitisse saudações sinceras e votos de felicidades ao presidente Joko Widodo.

Lembrando o rápido desenvolvimento e os laços bilaterais frutíferos ao longo da última década sob a orientação dos dois chefes de Estado, Xi disse que ambos os lados fizeram da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung um exemplo de cooperação bilateral de alta qualidade e entraram em uma nova etapa de construir uma comunidade com um futuro compartilhado.

A China vê suas relações com a Indonésia a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo e está disposta a aprofundar a cooperação estratégica abrangente com a Indonésia, frisou Xi.

Ele assinalou que a China trabalhará com a Indonésia para construir uma comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado que tenha influência regional e global, de modo a trazer mais benefícios aos dois povos e contribuir para a paz, estabilidade e prosperidade regionais e mundiais.

Xi observou que a chave para o sucesso das relações China-Indonésia é aderir à independência estratégica, à confiança mútua e assistência mútua, à cooperação de benefício mútuo e à igualdade e justiça.

Xi ressaltou que a China e a Indonésia são representantes dos grandes países em desenvolvimento e mercados emergentes. No passado, os dois países sempre se apoiaram na causa da independência e do desenvolvimento nacionais, disse ele, enquanto no futuro, os dois países também devem unir-se de boa-fé para dar um exemplo de cooperação de benefício mútuo e de desenvolvimento compartilhado, e tornar-se um pioneiro da cooperação Sul-Sul.

Segundo Xi, os dois lados devem seguir firmemente o caminho de desenvolvimento adequado a suas próprias condições nacionais, apoiar-se firmemente na salvaguarda da soberania, da segurança e dos interesses de desenvolvimento, e compreender-se e apoiar-se mutuamente em questões relacionadas com os interesses fundamentais e as principais preocupações de cada um.

Xi disse que a China está disposta a manter intercâmbios estreitos com a Indonésia, compartilhar experiências sobre governança, fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento, promover ainda mais a construção do “Dois Países, Parques Gêmeos” e do Corredor Econômico Regional Abrangente, e continuar aprofundando a cooperação marítima.

Ele acrescentou que a China está disposta a fortalecer a cooperação com a Indonésia na redução e erradicação da pobreza e fornecer apoio neste sentido.

Observando que atualmente, mudanças importantes não vistas em um século estão se acelerando em todo o mundo, Xi disse que os dois lados devem praticar ativamente os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, promover vigorosamente o espírito de Bandung de solidariedade, amizade e cooperação, promover um mundo de igualdade e de ordem multipolar e uma globalização econômica inclusiva que beneficie a todos, fortalecer a coordenação multilateral e salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.

Xi afirmou que a China está pronta a trabalhar com a Indonésia para defender a unidade e centralidade da ASEAN, manter uma arquitetura regional aberta e inclusiva e construir uma comunidade China-ASEAN mais próxima com um futuro compartilhado.

Prabowo transmitiu as sinceras saudações do presidente Joko Widodo a Xi e disse estar muito satisfeito por fazer da China o primeiro país que ele visita depois de ser eleito.

A China é um país importante e influente e os dois países sempre se respeitam e se tratam como iguais, acrescentou.

Ele expressou admiração pelas grandes conquistas alcançadas pelo povo chinês sob a liderança do presidente Xi, acrescentando que está disposto a aprender com a experiência do Partido Comunista da China e aprofundar os intercâmbios sobre governança.

Prabowo observou que a China é uma forte parceira da Indonésia e que as empresas chinesas participaram profundamente no crescimento econômico da Indonésia e contribuíram para o desenvolvimento nacional da Indonésia nos últimos anos.

Ele disse que apoia o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com a China e continuará a política de amizade do país em relação à China, aderirá à independência e à política de Uma Só China, que é sempre seguida pelo governo indonésio.

Prabowo acrescentou que a Indonésia e a China apoiarão firmemente os interesses fundamentais um do outro, promoverão o desenvolvimento abrangente e de alta qualidade das relações bilaterais e implementarão o importante consenso de construção de uma comunidade de futuro compartilhado entre os dois países.

O novo governo indonésio está disposto a reforçar ativamente o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países e impulsionar mais resultados de cooperação em vários domínios, como economia, comércio e redução da pobreza, para beneficiar ainda mais os dois povos, assinalou Prabowo.

Ele disse que apreciou o fato de a China sempre ter defendido a igualdade e a justiça em assuntos internacionais, especialmente na questão Palestina, acrescentando que a Indonésia está disposta a reforçar a coordenação e a cooperação com a China em assuntos internacionais e regionais, e dar uma maior contribuição para a cooperação Sul-Sul.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo