Beijing – O rio Yangtzé, a mais longa hidrovia da China, registou uma melhoria adicional na qualidade de sua água em 2023, à medida que o país continua seus esforços para proteger o rio, disse uma autoridade nesta terça-feira.
Foi o quarto ano consecutivo que o curso principal do rio Yangtzé apresentou qualidade de água de Grau II, o segundo nível mais alto no sistema de qualidade de água de cinco níveis do país, de acordo com um funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Em 2023, a qualidade da água em 95,6% das seções do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé ficou acima do Grau III – um aumento anual de 1,1 ponto percentual, disse o funcionário.
O governo chinês atribui grande importância à conservação do Yangtzé. Para restaurar a biodiversidade ao longo do rio, a China implementou uma proibição total da pesca em 332 áreas de conservação da bacia do rio Yangtzé em janeiro de 2020. Essa iniciativa foi posteriormente expandida para uma moratória de pesca de 10 anos ao longo dos principais cursos de água e principais afluentes do rio, a partir de 1º de janeiro de 2021.