Beijing – A China expressou forte oposição à última revisão dos EUA sobre regras de exportação de semicondutores, dizendo que isso interromperá o mercado global de semicondutores, bem como a cooperação entre empresas.
A última revisão dos controles de exportação de semicondutores ocorreu menos de seis meses depois que os Estados Unidos introduziram as regras em 17 de outubro de 2023, disse o Ministério do Comércio da China neste domingo.
As empresas globais, incluindo as dos EUA, precisam de um ambiente de negócios estável e previsível, mas os Estados Unidos estenderam demais o conceito de segurança nacional e revisaram arbitrariamente as regras para endurecer as medidas de controle, estabelecendo mais obstáculos para a cooperação comercial normal entre empresas chinesas e americanas, impondo uma carga de conformidade mais pesada e trazendo incertezas notáveis no setor global de semicondutores, observou.
O setor de semicondutores está altamente globalizado após décadas de crescimento e isso é resultado do mercado e da escolha das empresas, disse.
Como o maior mercado de semicondutores do mundo, a China está disposta a trabalhar com todos os lados para impulsionar a cooperação mutuamente benéfica e promover a segurança e a estabilidade das cadeias globais industrial e de suprimentos de semicondutores, disse.