Beijing – O setor de serviços da China registrou um crescimento mais rápido nos primeiros dois meses de 2024, com um índice oficial de produção subindo 5,8% ano a ano, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta segunda-feira.
O aumento acelerou ante a taxa de crescimento de 5,5% registrada no mesmo período de 2023, conforme o DNE.
“O setor de serviços mostrou um impulso de crescimento sólido com robustos setores de hospedagem, gastronomia e transporte”, disse a porta-voz do DNE, Liu Aihua, em entrevista coletiva na segunda-feira.
Um mercado consumidor aquecido e o consumo de feriado em expansão contribuíram para serviços vibrantes, disse Liu, citando o aumento de receitas de restaurantes, de bilheteria e de gastos com turismo durante o feriado da Festa da Primavera em fevereiro.
Especificamente, o setor de hospedagem e restaurante registrou a maior alta, de 12,1%, seguido pelos serviços de transmissão de informação, software e TI, de 10,4%. O setor financeiro também registrou alta robusta de 8,2%, e serviços de transporte, armazenagem e correios subiram 7,1%. As vendas no atacado e no varejo subiram 7%.
Em fevereiro, outro índice que mede as atividades comerciais do setor de serviços ficou em 51%, alta de 0,9 ponto percentual em relação a janeiro.
Os setores de transportes ferroviário e aéreo, restaurantes, serviços monetários e financeiros, proteção ambiental e gestão de instalações públicas, assim como setores cultural, esportivo e de entretenimento, mantiveram-se na zona de crescimento de mais de 55%.