Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Setor de serviços da China registra expansão acelerada em janeiro e fevereiro

(240210) -- HARBIN, Feb. 10, 2024 (Xinhua) -- A dragon-shaped lantern installation is seen at the Central Street in Harbin, northeast China's Heilongjiang Province on Feb. 10, 2024. From China's northernmost city, Mohe, to Fuyuan City in the easternmost part of the country, from the "Snow Town" scenic spot to the "ice city" of Harbin, the top winter destinations in northeast China's Heilongjiang Province have attracted numerous tourists from all over the country to spend the Spring Festival holiday. (Xinhua/Wang Jianwei)

Beijing – O setor de serviços da China registrou um crescimento mais rápido nos primeiros dois meses de 2024, com um índice oficial de produção subindo 5,8% ano a ano, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta segunda-feira.

   O aumento acelerou ante a taxa de crescimento de 5,5% registrada no mesmo período de 2023, conforme o DNE.

   “O setor de serviços mostrou um impulso de crescimento sólido com robustos setores de hospedagem, gastronomia e transporte”, disse a porta-voz do DNE, Liu Aihua, em entrevista coletiva na segunda-feira.

   Um mercado consumidor aquecido e o consumo de feriado em expansão contribuíram para serviços vibrantes, disse Liu, citando o aumento de receitas de restaurantes, de bilheteria e de gastos com turismo durante o feriado da Festa da Primavera em fevereiro.

   Especificamente, o setor de hospedagem e restaurante registrou a maior alta, de 12,1%, seguido pelos serviços de transmissão de informação, software e TI, de 10,4%. O setor financeiro também registrou alta robusta de 8,2%, e serviços de transporte, armazenagem e correios subiram 7,1%. As vendas no atacado e no varejo subiram 7%.

   Em fevereiro, outro índice que mede as atividades comerciais do setor de serviços ficou em 51%, alta de 0,9 ponto percentual em relação a janeiro.

   Os setores de transportes ferroviário e aéreo, restaurantes, serviços monetários e financeiros, proteção ambiental e gestão de instalações públicas, assim como setores cultural, esportivo e de entretenimento, mantiveram-se na zona de crescimento de mais de 55%.

Sair da versão mobile