Beijing – As rotas leste e central do Projeto de Transposição de Água Sul-Norte da China beneficiaram mais de 176 milhões de pessoas, disse a China South-to-North Water Diversion Co., Ltd. nesta segunda-feira.
O projeto transferiu mais de 70 bilhões de metros cúbicos de água para o norte propenso à seca pelas rotas leste e central, de acordo com a empresa.
Metrópoles como Beijing e Tianjin dependem do projeto como uma importante fonte de água, informou a empresa, acrescentando que o projeto melhorou o espaço de desenvolvimento econômico e social para mais de 40 cidades de grande e médio portes.
A rota central do projeto reabasteceu 10 bilhões de metros cúbicos de água para fins ecológicos nos últimos anos e reavivou muitos rios e lagos, disse.
O projeto tem três rotas. A rota central, que é a mais proeminente, começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa as províncias de Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin.
A rota leste transferiu água da Província de Jiangsu, no leste do país, para áreas como Tianjin e Shandong. Enquanto isso, o planejamento está em andamento para a rota oeste.