Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Investimento em desenvolvimento imobiliário na China cai 9% nos primeiros dois meses

(231012) -- BEIJING, Oct. 12, 2023 (Xinhua) -- This photo taken on July 13, 2022 shows the downtown area of southwest China's Chongqing. The China-Singapore (Chongqing) Demonstration Initiative on Strategic Connectivity was launched in 2015. It is the third such cooperation initiative between China and Singapore. Through the cooperation project, exchanges between Chongqing and Singapore in the business, leisure tourism and culture sectors have been deepened in recent years. (Xinhua/Liu Chan)

Beijing – O investimento em desenvolvimento imobiliário na China caiu 9% em termos anuais para 1,1842 trilhão de yuans (US$ 167 bilhões) nos dois primeiros dois meses de 2024, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados na segunda-feira.

   Os investimentos no setor mantiveram uma tendência de queda, já que as vendas de imóveis recém-construídos também caíram anualmente 20,5% em termos de área útil para 113,69 milhões de metros quadrados no mesmo período.

   Em termos de valor, as vendas de imóveis recém-construídos caíram 29,3% na comparação anual para 1,0566 trilhão de yuans, mostraram os dados.

   A queda no investimento nos primeiros dois meses diminuiu 0,6 ponto percentual ante a queda de 9,6% em 2023, disse a porta-voz do DNE, Liu Aihua, em uma coletiva de imprensa.

   Com base nos dados de vendas de imóveis e preços de imóveis residenciais, o mercado imobiliário da China ainda está em processo de ajuste e transformação, indicou Liu.

   Tanto a Conferência Central de Trabalho Econômico, realizada em dezembro do ano passado, quanto as “duas sessões” anuais, realizadas no início deste mês, apresentaram requisitos claros para refinar as políticas imobiliárias e promover o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário, observou ela.

   Ao se adaptar à tendência de desenvolvimento da nova urbanização e às mudanças na oferta e na demanda do mercado imobiliário, a China acelerará a promoção de um novo modelo de desenvolvimento para o setor imobiliário, de acordo com Liu.

   Ela acrescentou que o país aumentará a construção e o fornecimento de moradias subsidiadas pelo governo, ao mesmo tempo que aprimorará os sistemas básicos de moradias comerciais para atender à necessidade essencial do povo por um lar e às suas demandas diversas por moradias melhores.

Sair da versão mobile