Beijing – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente angolano, João Lourenço, em Beijing, e pediu um maior desenvolvimento das relações bilaterais.
Observando que a China e Angola são bons irmãos e bons parceiros, com sinceridade, resultados reais, amizade e boa-fé, Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a China está disposta a trabalhar com Angola para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, consolidar ainda mais a confiança mútua estratégica e promover a atualização da cooperação prática para alcançar um maior desenvolvimento das relações bilaterais.
Zhao disse que os intercâmbios e a cooperação entre os órgãos legislativos dos dois países são canais importantes para aumentar o entendimento e a confiança mútuos entre os dois povos. A APN está disposta a trabalhar com a Assembleia Nacional de Angola para fortalecer os intercâmbios entre funcionários de alto nível, comitês especiais, grupos de amizade bilaterais e parlamentares para fornecer garantia legal para a cooperação mutuamente benéfica entre os dois países.
Zhao também informou Lourenço sobre a segunda sessão da 14ª APN.
Lourenço disse que Angola saúda e apoia uma série de iniciativas globais propostas pela China e apoia firmemente a posição da China sobre Taiwan, direitos humanos e outras questões.
Ele expressou gratidão à China por seu apoio de longo prazo a Angola e disse que Angola está disposta a aprofundar a cooperação bilateral e multilateral com a China em vários campos.