Beijing – A China emitirá uma série de medidas para estimular o emprego, pois a demanda está crescendo no mercado de trabalho, disse Wang Xiaoping, ministra chinesa dos Recursos Humanos e da Seguridade Social, neste sábado.
Há uma forte demanda pelo talento em áreas como inteligência artificial e big data, disse Wang aos jornalistas à margem da sessão legislativa nacional em andamento, acrescentando que a demanda também está a aumentar em setores como saúde, alojamento, catering, turismo e cultura.
Essa demanda prova que a economia da China está ganhando impulso e reflete a transformação e atualização das indústrias tradicionais e o desenvolvimento acelerado de novas forças produtivas de qualidade, segundo a ministra.
“A julgar por essa tendência, os fundamentos sólidos de longo prazo da economia chinesa permanecem inalterados, e o desenvolvimento de alta qualidade tem apoio sólido”, disse Wang.
Wang disse que o país lançará medidas estimulantes para estabilizar o mercado de trabalho e melhorar a subsistência das pessoas, como levar adiante as políticas preferenciais de seguro social e apoio financeiro e ampliar os canais de emprego por apoiar micro, pequenas e médias empresas.
As medidas incluem também a otimização dos serviços de emprego e a garantia do emprego dos principais grupos. Serão tomadas medidas de apoio para os principais grupos de candidatos a emprego, como quase 11,79 milhões de graduados universitários neste ano, ex-militares, trabalhadores migrantes e pessoas com deficiência.
“O cultivo de pessoal qualificado é uma forma importante de promover o desenvolvimento e a utilização dos recursos humanos”, disse.
Mais esforços serão feitos para atender às necessidades de indústrias emergentes e orientadas ao futuro, observou a ministra.
O emprego da China manteve melhoria contínua e estabilidade geral em 2023. Foram criados 12,44 milhões de novos empregos urbanos e a taxa de desemprego urbano pesquisada foi de 5,2% em média, o que atingiu as metas estabelecidas e desempenhou um papel positivo na melhoria do bem-estar das pessoas e na estabilização das expectativas sociais.
“Olhando para frente, há muitas condições favoráveis para fazer um bom trabalho no emprego. Estamos confiantes em manter a tendência estável do emprego”, disse Wang.