Beijing – O orçamento fiscal da China foi bem implementado em 2023 graças à tendência ascendente da economia chinesa, mostrou um relatório divulgado pelo Ministério das Finanças na quinta-feira.
Em 2023, a receita fiscal da China se recuperou e o país aumentou o apoio fiscal a importantes tarefas estratégicas nacionais e áreas-chave, como ciência e tecnologia, revitalização rural e proteção ecológica e ambiental, segundo o relatório.
Medidas recém-implementadas levaram a reembolsos de impostos, cortes e diferimentos de impostos e taxas no valor de 2,2 trilhões de yuans (US$ 309,85 bilhões) no ano passado, enquanto os subsídios oportunamente canalizados para apoiar as pessoas necessitadas totalizaram 156,68 bilhões de yuans.
A China aumentará a qualidade e a eficiência de suas políticas fiscais em 2024, e esforços serão feitos para apoiar a construção de sistemas industriais modernizados, a expansão da demanda interna, a melhoria dos meios de subsistência da população, o desenvolvimento integrado de áreas rurais e urbanas, o desenvolvimento coordenado entre diferentes regiões e a prevenção e controle dos riscos da dívida de governos locais.