Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Satélite chinês Fengyun-4B assume missões do Fengyun-4A

(210603) -- XICHANG, June 3, 2021 (Xinhua) -- A Long March-3B carrier rocket blasts off from the Xichang Satellite Launch Center in southwest China's Sichuan Province, June 3, 2021. China sent a new meteorological satellite into planned orbit from the Xichang Satellite Launch Center in Sichuan Province on Thursday morning. The satellite, Fengyun-4B (FY-4B), was launched by a Long March-3B rocket at 00:17 a.m. (Beijing Time). This was the 372nd flight mission of the Long March rocket series, the launch center said. (Photo by Guo Wenbin/Xinhua)

Beijing – O satélite meteorológico Fengyun-4B (FY-4B) sucedeu o FY-4A e retomou suas operações na terça-feira, após quase um mês de deriva e ajuste, de acordo com a Administração Meteorológica da China.

   O FY-4B começou a derivar de 133 graus de longitude leste em 1º de fevereiro deste ano e chegou à órbita geoestacionária a 105 graus de longitude leste em 19 de fevereiro. O escopo monitorado pelo FY-4B se moveu mais para o oeste depois que sua órbita foi ajustada, permitindo que ele atendesse melhor a mais países do Cinturão e Rota.

   O FY-4B está atualmente em seu estado ideal com o sistema satélite-Terra bem operado e o desempenho técnico otimizado, disse Zheng Xudong, funcionário do Centro Nacional de Meteorologia de Satélite.

   Ele disse que o satélite pode atingir uma resolução espaço-temporal de 250 metros em um minuto, fornecendo suporte técnico mais poderoso para o monitoramento e a previsão de desastres climáticos.

   Em seguida, o FY-4A e seu sistema terrestre continuarão operando, enquanto sua intensidade de trabalho será gradualmente reduzida, acrescentou.

   O FY-4B foi lançado por um foguete Longa Marcha-3B a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, em 3 de junho de 2021. Ele formou uma rede com o FY-4A, que foi lançado ao espaço em dezembro de 2016, para fornecer dados meteorológicos mais precisos e rápidos.

Sair da versão mobile