Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta segunda-feira em Brasília o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB, em inglês), Jin Liqun, o qual destacou o papel que a instituição financeira pode desempenhar para melhorar a conexão entre Brasil e Ásia.
Em entrevista à imprensa após a reunião no Palácio do Planalto, Jin Liqun disse que teve “uma conversa excelente” com o presidente brasileiro sobre as possibilidades de cooperação entre o AIIB e o Brasil e destacou que o banco está pronto para ouvir e entender as necessidades do governo e do povo brasileiros.
“Estamos muito contentes de ter a oportunidade de trabalhar com o governo brasileiro, com o povo brasileiro e com o setor privado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social deste grande país”, disse.
“A Ásia será um parceiro econômico muito importante para o Brasil e outros países latino-americanos e nos comprometemos a trabalhar com o governo para melhorar a conectividade, a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento do setor privado”, acrescentou.
O presidente do AIIB reiterou também seu apoio à nação sul-americana agora que o Brasil tem a presidência rotativa do G20 e que será sede da 30ª Conferência das Partes (COP 30) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, programada para 2025.
Jin Liqun ressaltou que se o Brasil tiver um projeto relevante de infraestrutura, como uma estrada de ferro e outros de conectividade para chegar ao Pacífico, seu banco estará preparado para isso e com a melhor disposição de participar do financiamento.
Participaram também do encontro a ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016), que preside atualmente o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como o banco do BRICS, e o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad.