Beijing – A tripulação da Shenzhou-17 a bordo da estação espacial orbital da China realizou sua segunda missão extraveicular neste sábado, informou a Agência Espacial Tripulada da China.
Os taikonautas Tang Hongbo, Tang Shengjie e Jiang Xinlin completaram com sucesso todas as tarefas atribuídas às 13h32 (horário de Beijing), após aproximadamente oito horas de atividades extraveiculares. Eles trabalharam juntos com o apoio do braço robótico da estação espacial e de pesquisadores científicos na Terra.
Uma caminhada espacial foi conduzida por Tang Hongbo e Jiang Xinlin, que já retornaram em segurança ao módulo de laboratório Wentian.
A China lançou a espaçonave tripulada Shenzhou-17 em 26 de outubro de 2023. Sua tripulação realizou um teste de reparo em sua primeira missão extraveicular em 21 de dezembro do ano passado.
Durante sua segunda missão extraveicular, os três taikonautas concluíram o trabalho de manutenção nas asas solares do módulo central de Tianhe, devido ao impacto de pequenas partículas espaciais. Segundo o órgão, a função de geração de energia da asa solar está operando normalmente após avaliação e análise.
Foi a primeira vez que os taikonautas completaram a manutenção em órbita de instalações extraveiculares. A tripulação da Shenzhou-17 também inspecionou o status dos módulos da estação espacial durante sua caminhada espacial.
Os três taikonautas estão programados para realizar uma variedade de experimentos de ciência e tecnologia espacial durante o restante de sua jornada espacial, segundo a agência.