Dubai – A 12ª Mesa Redonda da China sobre as Adesões à OMC foi realizada de sábado a domingo em Abu Dhabi.
A mesa redonda se concentrou em como o comércio e a participação ativa na OMC poderiam promover o desenvolvimento econômico e a resiliência, especialmente para a região árabe.
A China sempre apoiou os países em desenvolvimento, incluindo os países árabes, a se integrarem ao sistema de comércio multilateral e insiste em beneficiar o mundo inteiro com seu próprio desenvolvimento, disse o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, ao discursar na cerimônia de abertura.
A China continuará a realizar a cooperação Sul-Sul dentro da estrutura do sistema de comércio multilateral, aprimorará a abertura, a inclusão, a universalidade e o equilíbrio do sistema de comércio multilateral, implementará a Iniciativa de Desenvolvimento Global com ações práticas e promoverá a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado para o desenvolvimento.
O ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Ryad Mezzour, disse que a China desempenha um papel fundamental no sistema de comércio multilateral e fez contribuições positivas para a manutenção do sistema de comércio multilateral.
Durante o evento, Wang e a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, assinaram um novo Memorando de Entendimento sobre o Programa da China.
Lançado em 2011, o Programa da China tem como objetivo fortalecer a participação dos países menos desenvolvidos na OMC e ajudar os governos aderentes a ingressar na organização.