Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lançará novos esforços de cooperação internacional para conservação de pandas gigantes

(240207) -- BEIJING, Feb. 7, 2024 (Xinhua) -- A giant panda cub is seen at the Shenshuping base of the China Conservation and Research Center for Giant Panda in Wolong, southwest China's Sichuan Province, Feb. 4, 2024. (Photo by Li Chuanyou/Xinhua)

Beijing – A Associação de Conservação da Vida Selvagem da China assinou acordos com o Aquário do Zoológico de Madri, da Espanha, e a Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego, dos Estados Unidos, para a cooperação na conservação de pandas gigantes, como parte dos esforços para intensificar a proteção da espécie em nível global.

   Atualmente, a associação também está realizando consultas com outro zoológico estadunidense e um austríaco sobre essa cooperação.

   A Espanha, os Estados Unidos e a Áustria foram os primeiros países a realizarem uma cooperação internacional com a China em relação à conservação do panda gigante. Graças aos esforços conjuntos de suas equipes de pesquisa, os quatro países conseguiram criar 28 filhotes de panda gigante.

   “Garantir a saúde e a segurança dos pandas gigantes que vivem no exterior é a premissa e a base mais importantes da cooperação internacional”, disse uma fonte da associação.

   A entidade fortalecerá ainda mais o monitoramento diário de saúde e os exames físicos dos pandas gigantes que vivem no exterior e garantirá a cobertura total das inspeções e avaliações de campo em 2024.

   Os pandas gigantes desempenham o papel de “embaixadores”, promovendo pontes de amizade entre a China e outros países. Desde a década de 1990, a China realizou iniciativas de pesquisa de proteção conjunta com 26 instituições de 20 países e criou com sucesso 68 filhotes de panda gigante em 41 ninhadas.

Sair da versão mobile