Changchun – As montadoras chinesas, incluindo FAW Group, Dongfeng Motor Corporation, BYD e Geely, continuaram a manter uma alta taxa de crescimento nas vendas de veículos em janeiro, impulsionando a indústria automobilística nacional a um início promissor para 2024.
As vendas de automóveis do FAW Group ultrapassaram 296,8 mil unidades no mês passado, alta de 54,2% ano a ano, de acordo com a empresa. De suas vendas totais, a marca de automóveis Hongqi contribuiu com 40.300 unidades, marcando um aumento anual de 82,9%.
Os dados também mostram que as vendas de carros da Dongfeng Motor Corporation atingiram 274.000 unidades, um aumento anual de 120,2%, enquanto a Geely vendeu 213.487 veículos, representando um crescimento anual de 110%. As vendas de veículos de nova energia (NEVs) da BYD subiram 33,14%, para 201.493 unidades, mantendo sua posição como líder no mercado de NEVs da China.
Especialistas do setor acreditam que, com a iteração contínua de produtos, as marcas de automóveis nacionais estão ganhando cada vez mais reconhecimento entre os consumidores chineses. Com uma base de mercado sólida, as vendas robustas das empresas automobilísticas chinesas fornecerão forte apoio ao desenvolvimento econômico do país.
Enquanto isso, várias grandes montadoras chinesas também registraram um grande aumento nas vendas no exterior em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. O FAW Group vendeu 11.529 veículos no exterior, aumentando 186% ano a ano, enquanto a BYD exportou 36.174 veículos, um crescimento anual de 247,5%.
De acordo com Yang Dayong, presidente da China FAW Group Import and Export Co., Ltd., a Hongqi escolheu regiões desenvolvidas no exterior como seu mercado-alvo e abriu canais de vendas em 24 países, incluindo Arábia Saudita e Noruega.
Para acelerar o desenvolvimento da indústria de NEVs e sustentar suas vantagens competitivas, as empresas automobilísticas chinesas estão se esforçando para expandir seu layout de produtos, otimizar as cadeias industriais e aumentar a capacidade de produção, trabalhando com parceiros no país e no exterior.
Por exemplo, o FAW Group estabeleceu uma meta de vendas de 3,47 milhões de unidades e uma meta de receita de vendas de 636 bilhões de yuans (US$ 89,53 bilhões) para 2024.
De acordo com Helmut Stettner, CEO da Audi FAW NEV Co., Ltd., o mercado de NEVs na China tem um enorme potencial e está se desenvolvendo rapidamente. A empresa se esforçará para se tornar uma referência do setor em aspectos de digitalização, eficiência e sustentabilidade.
A base de produção da empresa na Província de Jilin, no nordeste da China, possui uma capacidade de produção anual planejada de mais de 150.000 veículos. Três modelos elétricos puros feitos sob medida para o mercado chinês devem sair de suas linhas de produção até o final deste ano e chegar ao mercado no início de 2025.
O impulso de crescimento significativo da demanda do mercado automotivo é atribuível a uma série de medidas combinadas adotadas pelo governo chinês para promover o desenvolvimento da indústria automobilística e do consumo, bem como a recuperação constante da economia da China, disse Xu Haidong, vice-engenheiro-chefe da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Em 2024, os NEVs e as exportações de automóveis continuarão a ser a principal força motriz da indústria automobilística da China e continuarão a fazer contribuições para o desenvolvimento da indústria global de automóveis, acrescentou Xu.