Bruxelas – Grandes marcas mundiais expressaram otimismo sobre o potencial do mercado chinês, já que a economia da China continua a crescer, superando as expectativas, e suas vendas na China aumentaram significativamente.
O investimento direto da Alemanha na China atingiu um recorde no ano passado, de acordo com um estudo do Instituto Econômico Alemão (IW) baseado em dados do Banco Federal Alemão. Em 2023, o investimento direto da Alemanha na China atingiu 11,9 bilhões de euros (US$ 12,7 bilhões), marcando um aumento de 4% em comparação com o ano anterior, disse o estudo.
Desde 2021, o investimento direto alemão na China tem atingido consistentemente novos máximos, com os dados de 2023 mais uma vez quebrando recordes históricos, disse Juergen Matthes, especialista em comércio exterior do IW, observando que as corporações multinacionais, em particular, estão cada vez mais focadas em expandir seus investimentos e manter o crescimento na China.
O estudo também indica que, em 2023, o investimento direto das empresas alemãs na China representará 10% do investimento estrangeiro total da Alemanha, marcando um aumento significativo. O investimento acumulado na China nos últimos três anos igualou o investimento total nos seis anos de 2015 a 2020.
Em 2023, as vendas do Grupo Bosch na China atingiram 139,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 19,5 bilhões), um crescimento anual de 5,2%, com quase 58.000 funcionários no país.
Apesar de vários desafios e incertezas em 2023, a Bosch China alcançou um crescimento sustentado e robusto em 2023, enquanto o negócio de mobilidade inteligente foi o principal motor de seu desenvolvimento na China, disse Xu Daquan, presidente da Bosch China.
A China continua a ser um importante centro de inovação e pesquisa para o Grupo Bosch, além de ser um mercado significativo. A Bosch pretende manter sua posição forte no mercado chinês, fazer investimentos contínuos para melhorar a fabricação local e as habilidades de pesquisa e desenvolvimento, aumentar as alianças locais e fornecer serviços mais eficazes ao cliente e ao mercado, ao mesmo tempo em que promove a expansão da empresa, disse Xu.
John Pearson, diretor executivo global da DHL Express, disse em uma entrevista à Xinhua que a DHL está ativamente envolvida e se beneficia do desenvolvimento econômico e da transformação industrial na China.
Os negócios da DHL na China crescem junto com o mercado e os parceiros locais, alcançando sucesso mútuo através da colaboração, observou ele.
A DHL manterá o ritmo com o rápido desenvolvimento do comércio eletrônico na China, investindo mais em sustentabilidade para um futuro mais verde, disse Pearson.
Um artigo recente divulgado pela DHL destacou que o tamanho da economia da China e seu papel no comércio global a tornam importante demais para ser ignorada por qualquer empresa internacional.
Uma enxurrada de novas políticas destinadas a impulsionar a recuperação econômica deve apoiar a resiliência da cadeia de suprimentos e de fabricação. À medida que o país aumenta sua competitividade internacional, sugerindo oportunidades ampliadas para as empresas, tanto as empresas de exportação quanto as de importação continuam a encontrar oportunidades atraentes na China, diz o artigo.
“Em todo o mundo, vemos atualmente uma tendência ao protecionismo global. A mensagem da China para manter as economias abertas deve ser muito apreciada. O protecionismo nunca trouxe valor adicional em longo prazo. Nos últimos 40 anos, a abertura progressiva da China beneficiou a si mesma e ao resto do mundo”, disse Bernard Dewit, presidente da Câmara de Comércio China-Bélgica.
“O desafio agora é, por um lado, manter nossas economias abertas enquanto nos tornamos mais verdes e, por outro lado, evitar o aumento das lacunas sociais, tanto interna quanto internacionalmente, com um certo número de países deixados para trás”, disse Dewit.
A defesa da China por uma “multipolaridade mundial igualitária e ordenada” está de acordo com a filosofia das Nações Unidas e mostra que a China quer desempenhar um papel positivo e ativo em um desenvolvimento pacífico e ordenado no mundo em um momento em que as tensões estão presentes em muitas partes do nosso planeta, acrescentou.