Munique, Alemanha – A China está pronta para fortalecer a confiança política mútua e aprofundar a cooperação mutuamente benéfica com a Polônia, enquanto praticam conjuntamente o multilateralismo, apoiam as Nações Unidas no desempenho de um papel central e se opõem à política de poder e à hegemonia, disse neste sábado o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, à margem da 60ª Conferência de Segurança de Munique.
Wang disse que as relações China-Polônia mantiveram um desenvolvimento estável e se tornaram cada vez mais maduras e resilientes desde o estabelecimento de laços diplomáticos há 75 anos.
Os dois lados devem continuar a aderir à chave da cooperação amigável e destacar os lados positivos do respeito mútuo e da confiança mútua para promover conjuntamente um maior desenvolvimento das relações bilaterais a partir de um novo ponto de partida e elevá-las a um nível mais alto, disse Wang.
Sikorski disse que a Polônia foi um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com a China e sempre aderiu à política de Uma Só China.
Expressando admiração pelas notáveis conquistas da China no desenvolvimento, Sikorski disse que a Polônia está disposta a fortalecer os intercâmbios de alto nível com a China para tornar a reunião do Comitê de Cooperação Intergovernamental um sucesso e mapear a cooperação em vários campos para a próxima etapa.
Ele também disse que espera que a China apoie a voz e a representação da Europa Central e Oriental nos assuntos internacionais.
Enquanto isso, Wang disse que a China aprecia o compromisso polonês com uma política amigável em relação à China e que vê o desenvolvimento da China de forma objetiva e amigável. Ele acrescentou que a China saúda a aceleração da revitalização da Polônia e apoia a Polônia a desempenhar um papel maior na arena internacional e regional.
A China está disposta a trabalhar com a Polônia para realizar o mais rápido possível as reuniões da comissão econômica conjunta e da comissão de cooperação científica e tecnológica, a fim de acumular consensos e realizações e convocar o Comitê de Cooperação Intergovernamental China-Polônia num momento oportuno para coordenar a cooperação fundamental em vários domínios e reforçar a troca de experiências em matéria de governança, disse Wang.
A Polônia é um “líder” na cooperação entre a China e os países da Europa Central e Oriental, e um destino importante para os trens de carga China-Europa, disse Wang, observando que a China está pronta para fortalecer a conectividade com a Polônia, construir conjuntamente o Cinturão e Rota com alta qualidade para rejuvenescer a Rota da Seda na nova era.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia e outras questões de interesse comum.