Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Pessoas do mundo inteiro comemoram Festa da Primavera do Ano do Dragão

Beijing – O dragão chinês, também conhecido como “loong”, é proeminente na mitologia chinesa como uma criatura lendária e promissora. Ao contrário de seus homólogos europeus, os dragões chineses não cospem fogo. Em vez disso, estão frequentemente associados à água, simbolizando características relacionadas à prosperidade empresarial, colheitas abundantes e saúde.

Como totem da nação chinesa, o dragão é considerado forte, destemido e benevolente, disse o presidente chinês, Xi Jinping, durante as saudações a todos os chineses na Festa da Primavera.

A Festa da Primavera Chinesa deste ano coincide com o Ano do Dragão, acrescentando mais emoção às celebrações globais. Também permite que as pessoas conheçam mais sobre a cultura chinesa, os costumes e a história da China.

COMEMORAÇÕES MUNDIAIS ANIMADAS

Pessoas de todo o mundo estão participando das comemorações vibrantes na Festa da Primavera deste ano, desde as movimentadas ruas de Zurique, na Suíça, até os eventos coloridos em Harare, no Zimbábue, tudo com muita emoção.

Foto tirada no dia 2 de fevereiro de 2024 mostra imagem de dragão projetado nas nuvens em Davos, na Suíça. Trabalho de projeção do artista de luz suíço, Gerry Hofstetter. (Foto por Mike Kessler/Xinhua)

Michael Hitz, cidadão suíço, se juntou ao seu vizinho chinês em um evento da Festa da Primavera em Zurique, na Suíça, onde provou iguarias chinesas. “A autêntica comida chinesa é indispensável para eventos do Ano Novo Lunar como este”, disse ele.

No primeiro dia do Ano Novo Lunar, pessoas de diferentes comunidades participaram de um evento de comemoração ao Ano do Dragão organizado pela Associação de Cultura Tradicional Chinesa de Zurique.

Os participantes aproveitaram um banquete cultural de arte tradicional chinesa, incluindo coro infantil, guzheng (um instrumento chinês com cordas dedilhadas), dança e artes marciais, antes de se deliciarem com mais de 20 tipos de iguarias chinesas.

Lu Jinlian, presidente da Associação de Cultura Tradicional Chinesa de Zurique, disse à Xinhua que aproximadamente 230 convidados participaram do evento misto de comemoração.

No Zimbábue, danças locais animadas e apresentações com tambores foram feitas na Escola Secundária da Amizade China-Zimbábue, em Harare, capital do país, dias antes da Festa da Primavera para celebrar o Ano do Dragão.

No local, os estudantes que participaram do evento aproveitaram a oportunidade de aprender artes marciais chinesas e também ficaram impressionados com a apresentação de artes marciais chinesas de uma trupe visitante do Centro de Treinamento Shaolin Wushu da Província de Henan.

“Hoje entrei no grupo chinês de Kung Fu. A arte marcial é difícil, mas é incrível”, disse Brenda Moyo, estudante da escola.

Estudantes do Zimbábue aprendem artes marciais chinesas com membro de trupe visitante do Centro de Treinamento Shaolin Wushu da Província de Henan em evento de intercâmbio cultural em Harare, Zimbábue, no dia 31 de janeiro de 2024. (Foto por Tafara Mugwara/Xinhua)

Uma trupe da província de Henan, no centro da China, apresentou um espetáculo colorido durante as comemorações do Ano Novo Chinês na Estação Ferroviária Furi Lebu, a oeste da capital etíope, Adis Abeba, no dia 3 de fevereiro.

Um estudante de língua chinesa da Universidade de Adis Abeba, Temesgen Yitayew, disse que adorou ver a apresentação acrobática.

“Como podem ver, carrego as bandeiras nacionais da China e da Etiópia para retratar os laços culturais e interpessoais crescentes entre os dois países”, disse Yitayew.

Abdi Zenebe, diretor-executivo da Ethio-Djibouti Railway Share Company, disse à Xinhua que o espetáculo trouxe uma vibração festiva à estação ferroviária e à comunidade dos arredores.

ATMOSFERA CULTURAL RICA

O Centro Cultural da China, no centro comercial de Mianmar, Yangon, enfeitado com decorações culturais vermelhas vívidas, estava cheio de visitantes aproveitando a Festa da Primavera do Ano do Dragão.

Phoo Pwint Khine, 32 anos, disse: “É a primeira vez que participo de um evento de comemoração de Ano Novo no centro cultural. Estou vivenciando a cultura tradicional e admirando os trabalhos de caligrafia e recorte de papel”.

O evento da Festa da Primavera, organizado pela Embaixada da China em Mianmar no Centro Cultural da China em Yangon, foi enfeitado com lanternas vermelhas, dísticos e vários estilos de caligrafia chinesa.

Visitantes aprendem a cortar papel durante abertura do evento de Feliz Ano Novo Chinês no Centro Cultural da China em Yangon, Mianmar, no dia 4 de fevereiro de 2024. (Foto por Myo Kyaw Soe/Xinhua)

Na Eslováquia, as pessoas assistiram a um concerto de comemoração do tradicional Ano Novo Chinês, realizado em Bratislava, a capital do país. Os músicos chineses atuaram com música tradicional chinesa e a tradicional canção folclórica eslovaca “Na Kralovej holi”.

“Eventos assim deveriam ser realizados com mais frequência para apoiar o intercâmbio cultural. Foi interessante saber que muitas canções têm instrumentos tradicionais chineses, mas as melodias lembraram a música ocidental”, disse Jana Benicka, diretora eslovaca do Instituto Confúcio da Universidade Comenius.

“Este concerto também nos levará através das melodias chinesas, à história chinesa e à cultura única, que influenciou positivamente e enriqueceu a humanidade durante milhares de anos com sua preciosa filosofia, literatura e arquitetura”, disse Marek Estok, secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus do país.

Na Etiópia, as vibrações culturais da província de Henan, no centro da China, ressoaram na capital etíope, Adis Abeba, enquanto uma trupe cativante incluía a essência da Festa da Primavera na sua atuação.

O repertório incluía acrobacias, artes marciais, mudança de rosto e uma deliciosa mistura de danças chinesas e tradicionais da Etiópia, criando uma atmosfera encantadora no Teatro Nacional da Etiópia.

Kebede Kassa, funcionário da Administração Municipal de Adis Abeba, disse à Xinhua que gostou muito do espetáculo cultural, destacando que esses espetáculos culturais chineses são seus favoritos desde criança.

“Estou muito feliz que a trupe cultural chinesa veio à Etiópia. Este evento foi único porque mostrou a mistura das culturas chinesa e etíope (africana)”, disse Kassa.

ALEGRIA COMPARTILHADA

Para comemorar o Ano Novo, a comunidade chinesa na Nigéria fez uma celebração na capital nigeriana, Abuja. Para Adeshina Adegboye, engenheira mecânica nigeriana, a atmosfera festiva na sua cidade era “eletrizante”.

“Como podem ver, esta celebração mostra claramente a alegria dos chineses e dos seus amigos nigerianos”, disse Adegboye, participante pela primeira vez da feira anual do templo, um evento cultural tradicional que mostra vários tipos de arte popular chinesa.

Pessoas assistem à tradicional dança do leão chinês para comemorar o Ano Novo Lunar Chinês na avenida Champs Elysee, em Paris, França, no dia 4 de fevereiro de 2024. (Xinhua/Gao Jing)

Martins Ifeanyi, empresário nigeriano, disse à Xinhua que a celebração serviu para receber o ano novo e conectar as comunidades, acrescentando que o evento foi uma comemoração às experiências compartilhadas.

“Esta celebração é mais do que apenas tradições”, entusiasmou-se Amina Yusuf, mulher nigeriana que participou no evento com suas duas filhas. “Parece mais uma mistura de culturas. É interessante saber que os chineses acreditam que o Ano do Dragão trará vibrações positivas. E estamos animados em compartilhar isso com eles”.

Para mergulhar nas festividades vibrantes das danças do dragão e do leão, nas encantadoras exibições de lanternas de peixes e nas cativantes performances de Hanfu, as performances deslumbrantes da comunidade chinesa nos icônicos Champs-Elysees, em Paris, não devem passar despercebidas.

Uma “zona pedestre” temporária que se estende por cerca de 300 metros do restaurante Fouquet até perto do Arco do Triunfo permitiu que cerca de 50 mil pessoas aproveitassem as apresentações, segundo estatísticas do Escritório de Turismo Chinês em Paris.

“Evento magnífico, foi a primeira vez que vi pessoalmente um evento grandioso como este”, disse à Xinhua, Jean-Baptiste, que visitou a zona. “Não há lugar melhor para fazer isso, é bom ver eventos coloridos de outra cultura”.

Os líderes estrangeiros e os chefes de organizações internacionais enviaram suas bênçãos festivas ao povo chinês, mostrando suas expectativas sobre relações bilaterais mais fortes e uma cooperação benéfica para todos com a China.

As Nações Unidas incluíram oficialmente a Festa da Primavera como feriado oscilante no calendário de conferências e reuniões a partir de 2024. A chegada da Festa da Primavera deste ano recebeu as bênçãos do secretário-geral da ONU, António Guterres.

“É com prazer que dou minhas mais calorosas saudações ao Ano do Dragão. O dragão simboliza energia, sabedoria, proteção e sorte”, disse Guterres.

“Precisamos destas qualidades para enfrentar os desafios globais”, disse Guterres. (Repórteres de vídeo: Sun Xinjing, Deng Min, Li Hualing, Lu Huaiqian, Wu Lu, Du Juan e Huang Heng. Editores de vídeo: Wu Yao e Zhao Xiaoqing)

Sair da versão mobile