Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Atividade não manufatureira da China acelera expansão em janeiro

(240129) -- LIUZHOU, Jan. 29, 2024 (Xinhua) -- Tourists enjoy banquets in Sanjiang Dong Autonomous County, Liuzhou City of south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region, Jan. 28, 2024. As the Spring Festival approaches, staff members in local scenic spots and residents in hamlets of Sanjiang are busy rehearsing traditional songs and dances to welcome visitors. In recent years, Sanjiang has been actively promoting the integrated development of culture and tourism industries. The county attracted 9.01 million tourists last year, with a revenue of 9.6 billion yuan (about 1.34 billion U.S. dollars). (Xinhua/Hu Xingyu)

Beijing – A atividade não manufatureira da China acelerou a expansão em janeiro, com o subíndice que mede as atividades de serviços retornando ao território de expansão, mostraram dados oficiais divulgados na quarta-feira.

   O índice dos gerentes de compras do setor ficou em 50,7 em janeiro, acima dos 50,4 registrados em dezembro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). O subíndice para o setor de serviços foi de 50,1 em janeiro, acima dos 49,3 registrados em dezembro.

   Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração.

   O estatístico sênior do DNE Zhao Qinghe disse que o feriado no início de janeiro aumentou a disposição das pessoas para viajar e gastar dinheiro, o que levou a níveis mais altos de atividade nos setores de varejo, transporte rodoviário, transporte aéreo e restaurantes.

   Os dados do DNE para janeiro também revelaram que os respectivos subíndices de atividades comerciais em setores como transporte ferroviário, serviços postais e serviços monetários e financeiros ultrapassaram 60, refletindo o rápido crescimento em seus volumes de negócios.

   O subíndice de atividade comercial do setor de construção ficou em 53,9 em janeiro, abaixo dos 56,9 registrados em dezembro. Zhao atribuiu esse aumento reduzido às baixas temperaturas e à aproximação do feriado da Festa da Primavera na China, quando o setor de construção geralmente entra em sua baixa temporada.

   No entanto, o otimismo em relação às perspectivas do setor de construção permaneceu alto, com o subíndice que mede as expectativas para as atividades permanecendo na zona de alta expansão, em 61,9, de acordo com Zhao.

Sair da versão mobile