Beijing – A atividade não manufatureira da China acelerou a expansão em janeiro, com o subíndice que mede as atividades de serviços retornando ao território de expansão, mostraram dados oficiais divulgados na quarta-feira.
O índice dos gerentes de compras do setor ficou em 50,7 em janeiro, acima dos 50,4 registrados em dezembro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). O subíndice para o setor de serviços foi de 50,1 em janeiro, acima dos 49,3 registrados em dezembro.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração.
O estatístico sênior do DNE Zhao Qinghe disse que o feriado no início de janeiro aumentou a disposição das pessoas para viajar e gastar dinheiro, o que levou a níveis mais altos de atividade nos setores de varejo, transporte rodoviário, transporte aéreo e restaurantes.
Os dados do DNE para janeiro também revelaram que os respectivos subíndices de atividades comerciais em setores como transporte ferroviário, serviços postais e serviços monetários e financeiros ultrapassaram 60, refletindo o rápido crescimento em seus volumes de negócios.
O subíndice de atividade comercial do setor de construção ficou em 53,9 em janeiro, abaixo dos 56,9 registrados em dezembro. Zhao atribuiu esse aumento reduzido às baixas temperaturas e à aproximação do feriado da Festa da Primavera na China, quando o setor de construção geralmente entra em sua baixa temporada.
No entanto, o otimismo em relação às perspectivas do setor de construção permaneceu alto, com o subíndice que mede as expectativas para as atividades permanecendo na zona de alta expansão, em 61,9, de acordo com Zhao.