Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xinjiang da China registra crescimento robusto do comércio exterior em 2023

(240118) -- BEIJING, Jan. 18, 2024 (Xinhua) -- A China-Europe freight train prepares to pull out from the Horgos Port in Horgos, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, Jan. 16, 2024. The Alataw Pass and the Horgos Port, two major railway ports in northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, have handled more than 70,000 China-Europe freight trains since the start of their operations. (Photo by Qiu Jing/Xinhua)

Urumqi – O comércio exterior da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, teve um aumento anual de 45,9% em 2023, informaram as autoridades alfandegárias locais nesta quinta-feira.

   O total de importações e exportações da região no ano passado ultrapassou a marca histórica de 357 bilhões de yuans (US$ 50,25 bilhões), de acordo com a Alfândega de Urumqi.

   Xinjiang registrou em 2023 um salto anual de 50% nas importações e exportações com Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, com os cinco países da Ásia Central representando 79,4% do seu comércio exterior.

   No ano passado, a região fez comércio com 192 países e regiões em todo o mundo. Suas trocas com a Malásia, África do Sul, Qatar e Argélia também registraram um crescimento robusto.

   As empresas privadas em Xinjiang apresentaram um forte desempenho no comércio exterior durante o período, com seu valor comercial saltando 48,4% em relação ao ano anterior, representando 93,2% do total da região.

   A região tem uma competitividade crescente na exportação de produtos com uso intensivo de mão de obra e de produtos eletromecânicos.

   Xinjiang é localizada no coração do continente eurasiano e é um importante centro de transporte na região central do Cinturão Econômico da Rota da Seda.

   “A abertura de Xinjiang tem oportunidades significativas em 2024”, disse Li Qinghua, vice-diretora da Alfândega de Urumqi.

   Aproveitando o desenvolvimento da Zona Piloto de Livre Comércio de Xinjiang e outras políticas favoráveis, o potencial do campo de comércio exterior de Xinjiang está sendo ativado ainda mais, acrescentou Li.

Sair da versão mobile