Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China desenvolverá continuamente relações bilaterais com Suíça para mais resultados práticos em cooperação mutuamente benéfica

Berna, Suíça – A China está disposta a promover o desenvolvimento contínuo das relações bilaterais com a Suíça para alcançar mais resultados práticos em uma cooperação mutuamente benéfica, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta segunda-feira.

Li fez as observações durante as conversas com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd. O conselheiro federal Guy Parmelin, chefe do Departamento Federal de Relações Econômicas, Educação e Pesquisa, participou das conversas.

Desde o estabelecimento de laços diplomáticos há 74 anos, as relações bilaterais progrediram muito e estabeleceram muitos “primeiros”, exaltou Li.

Ele lembrou que, em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, e o então líder suíço anunciaram conjuntamente o estabelecimento da parceria estratégica inovadora China-Suíça, que forneceu orientações importantes para o desenvolvimento das relações bilaterais.

A China está pronta para trabalhar com a Suíça para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, consolidar ainda mais a base da confiança política mútua e levar adiante o espírito cooperativo de “igualdade, inovação e benefício mútuo”, apontou o primeiro-ministro.

O país asiático está pronto para continuar a promover intercâmbios de alto nível mais próximos com a Suíça, desempenhar melhor o papel do mecanismo de diálogo e cooperação entre os dois governos e acelerar a retomada dos intercâmbios em vários níveis e em diversos campos, salientou Li.

As duas partes devem explorar interesses mais convergentes, reforçar a cooperação em livre comércio, alfândega e outros campos, e promover e fortalecer novas áreas de crescimento de cooperação em desenvolvimento verde, finanças e economia digital, elevando e aprimorando assim a cooperação econômica e comercial bilateral, observou ele.

Li também expressou a esperança de que o lado suíço continue a oferecer um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas.

A China está disposta a fortalecer a cooperação com a Suíça nos campos de relíquias culturais, educação, juventude e esportes, afirmou Li.

Ele pediu que as duas partes se comuniquem e se coordenem estreitamente em mecanismos multilaterais, como das Nações Unidas, fortaleçam a cooperação nos campos de financiamento de infraestrutura de conectividade, assistência internacional ao desenvolvimento e resposta às mudanças climáticas, e façam contribuições positivas em conjunto para a causa da paz e do desenvolvimento mundiais.

Por sua vez, Amherd e Parmelin lembraram que a Suíça foi um dos primeiros países a reconhecer a República Popular da China, observando que as relações bilaterais têm uma longa história e ricas conotações, e sua cooperação de negócios e investimentos tem sido continuamente fortalecida, apesar do impacto da pandemia da COVID-19.

A Suíça está pronta para continuar a promover um diálogo bilateral de qualidade com a China, aprofundar a cooperação em áreas como economia, comércio, educação, finanças, ciência e tecnologia, bem como intercâmbios interpessoais e culturais, abordar conjuntamente os desafios globais, incluindo mudanças climáticas, saúde pública e segurança cibernética, e promover um maior desenvolvimento da parceria estratégica inovadora Suíça-China no Ano do Dragão, explicaram eles.

Durante as conversas, as duas partes anunciaram que concluíram o estudo conjunto de viabilidade sobre a atualização do Acordo de Livre Comércio China-Suíça e concordaram em apoiar o lançamento antecipado de negociações formais de atualização do acordo.

As duas partes realizarão uma nova rodada de diálogo estratégico China-Suíça em nível de ministro das Relações Exteriores, reuniões de grupos de trabalho sobre finanças e energia, diálogo sobre políticas educacionais, bem como consultas sobre assuntos do Conselho de Segurança da ONU neste ano.

Ambos os lados também aproveitarão a oportunidade do 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos no próximo ano para fortalecer os intercâmbios interpessoais.

A China concederá tratamento unilateral de isenção de visto à Suíça e o lado suíço oferecerá mais facilidades de visto para os cidadãos chineses, bem como para as empresas chinesas que investem na Suíça.

Os líderes dos dois países testemunharam a assinatura de documentos sobre cooperação econômica e comercial bilateral após o encontro.

Antes da reunião, Amherd realizou uma grande cerimônia de boas-vindas para Li no Lohn Estate. Li, acompanhado por Amherd, revisou a guarda de honra. 

Sair da versão mobile