Beijing – A China impulsionará a internacionalização do RMB (moeda do país), protegerá contra riscos sistêmicos e promoverá um ambiente monetário e financeiro sólido, prometeu o banco central do país.
O país melhorará os arranjos institucionais básicos e a infraestrutura para o uso transfronteiriço do RMB e aumentará sua capacidade de servir à economia real e promover o desenvolvimento de alta qualidade, disse Li Bin, autoridade do Banco Popular da China, em entrevista à Xinhua.
O país visa promover a abertura institucional abrangente dos mercados financeiros de forma estável e ordenada, enriquecer as ferramentas de cobertura de riscos e criar um ambiente de investimento e financiamento mais amigável e conveniente, acrescentou.
Dados oficiais mostram que, nos primeiros 11 meses de 2023, as transações internacionais em RMB totalizaram 48 trilhões de yuans (US$ 6,76 trilhões), um aumento de 24% ano a ano.
A China fortalecerá os ajustes anticíclicos e intercíclicos e criará um bom ambiente monetário e financeiro para o desenvolvimento econômico de alta qualidade, garantiu o banco central.