Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Quase 84.000 veículos passaram por via expressa de investimento chinês no Camboja no feriado de Ano Novo

Phnom Penh – Cerca de 83.900 veículos passaram pela via expressa Phnom Penh-Sihanoukville no feriado de Ano Novo, de sábado a segunda-feira, disse um alto funcionário cambojano na terça-feira.

Heang Sotheayuth, porta-voz e diretor-geral de Tecnologia e Relações Públicas do Ministério de Obras Públicas e Transportes, disse que a via expressa recebeu 21.900 veículos no sábado, 28.900 no domingo e 33.100 na segunda-feira.

“Um grande número de veículos passou pela via expressa no feriado, e isso prova que ela é uma rota potencial para economia, turismo e comércio”, disse ele à Xinhua. “Com a via expressa, Sihanoukville se tornou um ponto turístico”.

Com investimentos da China Road and Bridge Corporation (CRBC) em um montante de 2 bilhões de dólares americanos, a via rápida de 187 km liga a capital Phnom Penh à cidade portuária internacional de águas profundas de Sihanoukville.

A via expressa foi oficialmente aberta ao tráfego em novembro de 2022.

De acordo com a Camboja PPSHV Expressway Co., Ltd., operadora da via expressa Phnom Penh-Sihanoukville, quase 5,2 milhões de veículos passaram pela via expressa no primeiro ano de suas operações comerciais.

Sotheayuth disse que a via expressa teve um papel essencial no aumento da eficiência dos sistemas de viagens e logística no Camboja e que é uma estrada estratégica para o reino impulsionar as trocas comerciais com outros países.

“Usar a via expressa economizou combustível e tempo e é consideravelmente mais seguro do que viajar nas estradas comuns”, disse ele.

A via expressa é fruto de uma estreita cooperação entre o Camboja e a China no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), acrescentou ele.

Com duas faixas de circulação em cada sentido e uma faixa de acostamento em cada lado, pavimentada com betão asfáltico, os veículos poderão chegar aos seus destinos em duas horas pela via rápida em vez de cinco horas na Estrada Nacional 4.

Sair da versão mobile